Jornal dia
Seu jornal de notícias

13º Salário de aposentados do INSS é antecipado! Muitos benefícios

0

O Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida, que já foi adotada nos anos de 2021 e 2022 foi sancionada pelo presidente Lula e divulgada na quarta-feira (13) no Diário Oficial da União.

Estima-se que a antecipação do 13º salário irá beneficiar mais de 30 milhões de pessoas, incluindo aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS que receberam neste ano aposentadorias, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio acidente ou auxílio-reclusão.

Quando será o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS?

13º Salário de aposentados do INSS é antecipado! Muitos benefícios (Divulgação)
13º Salário de aposentados do INSS é antecipado! Muitos benefícios (Divulgação)

A antecipação do 13º salário será realizada nos meses de abril e maio, seguindo o calendário habitual de pagamentos do INSS.

O pagamento será dividido em duas parcelas, a primeira a partir de 24 de abril e a segunda a partir de 24 de maio, para aqueles que recebem até um salário mínimo.

Já para os que recebem acima de um salário mínimo, os pagamentos serão iniciados a partir de 2 de maio e 3 de junho, também com base no número final do benefício.

Leia mais: ISENÇÃO de aluguel em 2024 para Bolsa Família e BPC no programa Minha Casa Minha Vida. Saiba como!

Calendário do 13º salário do INSS para 2023

Para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos do 13º serão realizados a partir de 24 de abril de acordo com o número final do benefício.

Sendo assim, aqueles cujo número final do benefício é 1, o pagamento da primeira parcela acontece no dia 24 de abril e a segunda parcela no dia 24 de maio.

Para os que têm o número final 2, a primeira parcela será liberada no dia 25 de abril e a segunda no dia 27 de maio, e assim sucessivamente.

Leia mais: 4.050 Vagas Abertas! Participe do Concurso CAIXA 2024 – Salários de até R$14 mil

Para quem recebe acima de um salário mínimo

Para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, a liberação do 13º salário acontece a partir do dia 2 de maio para a primeira parcela e 3 de junho para a segunda parcela. A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício.

Resumo:

Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, as datas de pagamento são:

  • Final 1: 22 de março
  • Final 2: 25 de março
  • Final 3: 26 de março
  • Final 4: 27 de março
  • Final 5: 28 de março
  • Final 6: 1 de abril
  • Final 7: 2 de abril
  • Final 8: 3 de abril
  • Final 9: 4 de abril
  • Final 0: 5 de abril

Para aqueles que recebem benefícios com valor acima de um salário mínimo, as datas de pagamento são:

  • Finais 1 e 6: 1 de abril
  • Finais 2 e 7: 2 de abril
  • Finais 3 e 8: 3 de abril
  • Finais 4 e 9: 4 de abril
  • Finais 5 e 0: 5 de abril

Como saber a data do pagamento?

Para saber a data exata do seu pagamento, os beneficiários devem considerar o penúltimo número do seu benefício, sem levar em conta o dígito. Além disso, é necessário se atentar se o valor do benefício é de até um salário mínimo ou superior a ele.

A medida de antecipação do 13º salário é uma forma de injetar dinheiro na economia no início do ano, e serve para auxiliar a população idosa, que muitas vezes dá prioridade no uso dos recursos para a compra de medicamentos e pagamento de despesas essenciais.

O valor do 13º salário é calculado com base no valor integral da aposentadoria ou pensão do beneficiário, sem abatimentos, o que pode significar um alívio no orçamento de muitas famílias.

Como criar uma conta no Caixa Tem?

Para criar uma conta na Caixa Tem, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem na loja de aplicativos do seu smartphone. O aplicativo está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS.
  2. Abra o aplicativo após instalá-lo em seu dispositivo.
  3. Selecione a opção “Sou beneficiário” se você for um beneficiário de programas sociais, como o Bolsa Família ou o Auxílio Emergencial, ou selecione “Sou trabalhador” se você for um trabalhador com direito a receber o FGTS, por exemplo.
  4. Preencha seus dados pessoais solicitados pelo aplicativo, como CPF, nome completo, data de nascimento, entre outros.
  5. Siga as instruções para criar uma senha de acesso ao aplicativo.
  6. Após concluir o cadastro, você terá acesso à sua conta na Caixa Tem e poderá realizar diversas operações financeiras, como consultar saldo, pagar contas, fazer transferências, entre outras.

Lembrando que, para criar uma conta na Caixa Tem, é necessário ser elegível para os programas sociais ou ter direito aos benefícios trabalhistas gerenciados pela Caixa Econômica Federal.