ATENÇÃO! Entenda o cálculo do lucro do FGTS e saiba quanto você tem direito
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conhecido pelos seus benefícios econômicos, trouxe boas notícias no último mês de julho. Um total de 217,7 milhões de trabalhadores teve um incremento em suas contas, um bônus proveniente dos lucros obtidos pelo FGTS em seus investimentos durante o ano de 2022.
Visando aumentar a participação dos trabalhadores nos ganhos do Fundo de Garantia, essa prática vem sendo implementada desde 2017. Vale dizer que a Caixa Econômica Federal, a instituição bancária responsável pelo FGTS, tem o dever de distribuir uma parcela dos lucros do Fundo a seus contribuintes.
Entenda como funciona a distribuição do lucro do FGTS

A distribuição dos lucros obtidosnada mais é do que uma estratégia para garantir aos trabalhadores uma parte dos ganhos obtidos através dos investimentos realizados pelo FGTS. Esse procedimento é feito a partir do depósito dos valores nas contas dos trabalhadores ativos no Fundo. Com o passar dos anos, a porcentagem de lucro destinada aos trabalhadores só tem aumentado.
Qual o impacto desse lucro na vida dos trabalhadores?
Tal prática tem grande relevância já que amplia as possibilidades de saque em momentos estratégicos, como em situações de demissão sem justa causa, financiamento imobiliário, entre outros. Além disso, quanto maior for o saldo acumulado, maior será o valor acrescido nas contas. Isso se traduz em maiores benefícios aos trabalhadores.
Leia Em Seguida: Saia da Inadimplência e Restaure Sua Saúde Financeira com o Desenrola Brasil!
Como é feito o cálculo da distribuição de lucros?
O cálculo do índice de distribuição do FGTS é efetuado tendo em conta 99% do saldo do ano anterior. Isso resulta em uma partilha significativa dos lucros, com o valor sendo adicionado ao saldo total já existente na conta do FGTS. Na prática, isso significa um aumento financeiro substancial para o trabalhador elegível para essa distribuição.
Assim, é possível concluir que essa medida só aumenta a importância do FGTS como um apoio financeiro aos trabalhadores, trazendo benefícios tangíveis e proporcionando um fôlego financeiro em momentos estratégicos.
Leia Em Seguida: Reviravolta no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS
Dúvidas frequentes sobre o lucro do FGTS
- Os trabalhadores só têm direito a uma parte do lucro obtido no último ano se tiverem mantido um saldo positivo até dezembro de 2022.
- O lucro obtido será adicionado ao saldo geral das contas no FGTS.
- Não é possível efetuar um saque exclusivo dos lucros do FGTS.
- A quantidade que cada pessoa receberá ainda não foi determinada.
Sendo assim, o lucro do FGTS é mais uma forma de beneficiar os trabalhadores e incentivar a manutenção de contas ativas no fundo. Portanto, vale a pena acompanhar as novidades e updates sobre o assunto.