Aumento na Aposentadoria do INSS: Confira quem tem direito ao acréscimo de 25%
O direito à aposentadoria é algo que todo trabalhador brasileiro almeja após anos de contribuição. No entanto, a aposentadoria por invalidez pode trazer algumas surpresas, e uma delas é a possibilidade de um acréscimo de 25% no valor recebido. Essa opção pode ser solicitada por aquelas pessoas que apresentam incapacidade permanente para o trabalho e que necessitam de assistência contínua.
Vale ressaltar, que não é somente a invalidez permanente que permite esse acréscimo, mas também aqueles que possuem algum tipo de impedimento de locomoção que exija cuidados intensivos. Entenda mais abaixo.
Quem tem direito ao acréscimo de 25% no INSS?

Esse acréscimo é destinado àqueles que necessitam de uma assistência constante de uma segunda pessoa, seja ela profissional da saúde ou familiar. Porém, é preciso provar essa necessidade através de relatórios médicos e laudos explicando o quadro. É importante frisar que o procedimento de confirmação também requer uma perícia feita pelo INSS. É possível, em caso de impossibilidade de locomoção, solicitar a perícia do órgão em casa.
Como solicitar o acréscimo?
Para fazer a solicitação, o segurado deve acessar o site Meu INSS, o aplicativo disponível para smartphone ou realizar o agendamento da perícia médica através da central de atendimento 135. No dia da perícia, é necessário levar todos os documentos que comprovem a doença e a necessidade de auxílio constante. O laudo será produzido por um perito do instituto.
Leia Mais: INSS: Receba os salários ATRASADOS do INSS! Veja Como
Doenças que podem resultar no incremento
Há diversas condições que podem resultar neste acréscimo. Alguns exemplos são: cegueira total, a perda de 9 dedos das mãos ou mais, paralisia de membros, perdas de membros que impossibilitem a prótese e alterações severas das faculdades mentais.
Leia Mais: Comunicado do Governo Federal sobre o VALE-GÁS: Valores e Datas Confirmados?
Documentos necessários e o acesso ao Meu INSS
Os documentos necessários no momento da solicitação são: documento de identidade original com foto do interessado (RG, CNH ou CTPS), documentação original médica (atestado, laudo ou relatório), procuração ou termo de representação legal, se houver, além de documento de identificação com foto do procurador ou representante, se houver.
Para acessar o Meu INSS via web é necessário entrar no site, selecionar a opção “Novo Pedido”, digitar “acréscimo de 25%” e seguir as instruções em tela.
Manter-se informado e buscar auxílio profissional são passos essenciais para garantir que o cidadão receba o que lhe é devido. A aposentadoria é um direito, e é fundamental lutar por ele!