NOVAS Regras do INSS 2024: Veja Como Se Aposentar Mais Cedo Sem Idade Mínima!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) introduziu alterações significativas nas regras de aposentadoria e outros benefícios previdenciários visando uma maior sustentabilidade financeira e acessibilidade para os futuros aposentados.
Quais são as principais mudanças na aposentadoria por tempo de contribuição do INSS?

A partir de agora, as regras para aposentar-se por tempo de contribuição não exigem mais uma idade mínima. Mulheres que tiverem pelo menos 30 anos de contribuição e homens com 35 anos já podem solicitar o benefício, uma vantagem importante para quem começou a trabalhar cedo.
Como a nova fórmula 86/96 da Aposentadoria INSS beneficia os trabalhadores?
Substituindo o antigo Fator Previdenciário, a nova fórmula de cálculo da aposentadoria, conhecida como 86/96, funciona mediante a soma da idade do beneficiário com o tempo de contribuição. As mulheres precisam alcançar 86 pontos e os homens, 96 pontos para obterem a aposentadoria, facilitando o acesso ao benefício sem diminuir seu valor.
Como Solicitar a Aposentadoria INSS?
Interessados devem preparar documentação essencial como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, e cópias do extrato do FGTS. Com todos os documentos em mãos, o próximo passo é acessar o portal ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para efetuar a solicitação.
O que é o INSS e qual sua função?
O INSS é a entidade responsável pela administração da Previdência Social no Brasil, oferecendo diversos benefícios previdenciários aos contribuintes, como aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença e salário-maternidade.
- Aposentadoria por tempo de contribuição sem idade mínima
- Nova fórmula 86/96 para cálculo do benefício
- Documentação necessária para solicitação de aposentadoria
- Serviços oferecidos pelo portal ‘Meu INSS’