Governo Federal Oferece Parcelas Extras do Seguro-Desemprego: Saiba Quem Tem Direito
Recentemente, os brasileiros foram surpreendidos pelo anúncio do Governo Federal sobre parcelas extras do seguro-desemprego oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, essa medida emergencial não beneficiará todos os brasileiros. Quer saber quem são os sortudos que receberão essa ajuda extra e como solicitá-la? Continue lendo!
Os desempregados de seis municípios do Rio Grande do Sul receberão a parcela extra do seguro-desemprego. Essa decisão foi tomada porque, nos meses de abril e maio, os gaúchos enfrentaram fortes chuvas e enchentes que causaram destruição generalizada. Até hoje, muitos residentes ainda lutam para lidar com as consequências dessa tragédia climática.
Quais Municípios Receberão as Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?
O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) confirmou o pagamento de parcelas extras do seguro-desemprego. Essa medida faz parte de um pacote emergencial especificamente voltado para o estado do Rio Grande do Sul.
- A medida inclui o pagamento de duas parcelas extras.
- O objetivo é ajudar os gaúchos que estão desempregados e foram diretamente impactados pelas enchentes ocorridas em abril e maio.
- Até o momento, o governo já liberou 95,7 mil parcelas adicionais, representando um valor total de R$ 167,6 milhões.
Quem Tem Direito às Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?
Para receber as parcelas extras do seguro-desemprego, é necessário atender a algumas condições específicas:
- Os moradores dos municípios de Arambaré, Doutor Ricardo, Rio Grande, São Lourenço do Sul, São Valentim do Sul e Triunfo.
- Trabalhadores desempregados que já esgotaram as parcelas regulares do auxílio.
- Desempregados que já estavam recebendo o seguro-desemprego antes de 5 de maio de 2023, quando o governo declarou Estado de Calamidade Pública.
Como Solicitar as Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?
A especialista Yasmin Nascimento explica que a solicitação pode ser feita de forma simples e rápida. Confira os passos a seguir:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no seu celular (disponível para Android ou iOS).
- Faça o login com a conta Gov.
- Autorize a utilização dos seus dados pessoais.
- Clique em “Benefícios”, em seguida em “Seguro-Desemprego” e então em “Solicitar”.
- Acesse a aba ‘Seguro-Desemprego’.
- Selecione a opção que se encaixa no seu caso e depois clique em continuar.
- Para concluir a solicitação, basta informar a modalidade.
Além do aplicativo, o trabalhador também pode fazer o pedido presencialmente em uma das Superintendências Regionais do Trabalho. O agendamento deve ser feito pela central 158.
Por Que as Parcelas Extras São Importantes?
As parcelas extras do seguro-desemprego chegam como um alívio para muitas famílias gaúchas que ainda estão lutando para se reerguer após as enchentes devastadoras. O auxílio financeiro oferece um suporte vital, permitindo que essas pessoas possam pagar contas, adquirir alimentos e outras necessidades básicas enquanto tentam recolocar-se no mercado de trabalho.