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Governo Federal Oferece Parcelas Extras do Seguro-Desemprego: Saiba Quem Tem Direito

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Recentemente, os brasileiros foram surpreendidos pelo anúncio do Governo Federal sobre parcelas extras do seguro-desemprego oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, essa medida emergencial não beneficiará todos os brasileiros. Quer saber quem são os sortudos que receberão essa ajuda extra e como solicitá-la? Continue lendo!

Os desempregados de seis municípios do Rio Grande do Sul receberão a parcela extra do seguro-desemprego. Essa decisão foi tomada porque, nos meses de abril e maio, os gaúchos enfrentaram fortes chuvas e enchentes que causaram destruição generalizada. Até hoje, muitos residentes ainda lutam para lidar com as consequências dessa tragédia climática.

Quais Municípios Receberão as Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?

O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) confirmou o pagamento de parcelas extras do seguro-desemprego. Essa medida faz parte de um pacote emergencial especificamente voltado para o estado do Rio Grande do Sul.

  • A medida inclui o pagamento de duas parcelas extras.
  • O objetivo é ajudar os gaúchos que estão desempregados e foram diretamente impactados pelas enchentes ocorridas em abril e maio.
  • Até o momento, o governo já liberou 95,7 mil parcelas adicionais, representando um valor total de R$ 167,6 milhões.

Quem Tem Direito às Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?

Para receber as parcelas extras do seguro-desemprego, é necessário atender a algumas condições específicas:

  • Os moradores dos municípios de Arambaré, Doutor Ricardo, Rio Grande, São Lourenço do Sul, São Valentim do Sul e Triunfo.
  • Trabalhadores desempregados que já esgotaram as parcelas regulares do auxílio.
  • Desempregados que já estavam recebendo o seguro-desemprego antes de 5 de maio de 2023, quando o governo declarou Estado de Calamidade Pública.

Como Solicitar as Parcelas Extras do Seguro-Desemprego?

A especialista Yasmin Nascimento explica que a solicitação pode ser feita de forma simples e rápida. Confira os passos a seguir:

  1. Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no seu celular (disponível para Android ou iOS).
  2. Faça o login com a conta Gov.
  3. Autorize a utilização dos seus dados pessoais.
  4. Clique em “Benefícios”, em seguida em “Seguro-Desemprego” e então em “Solicitar”.
  5. Acesse a aba ‘Seguro-Desemprego’.
  6. Selecione a opção que se encaixa no seu caso e depois clique em continuar.
  7. Para concluir a solicitação, basta informar a modalidade.

Além do aplicativo, o trabalhador também pode fazer o pedido presencialmente em uma das Superintendências Regionais do Trabalho. O agendamento deve ser feito pela central 158.

Por Que as Parcelas Extras São Importantes?

As parcelas extras do seguro-desemprego chegam como um alívio para muitas famílias gaúchas que ainda estão lutando para se reerguer após as enchentes devastadoras. O auxílio financeiro oferece um suporte vital, permitindo que essas pessoas possam pagar contas, adquirir alimentos e outras necessidades básicas enquanto tentam recolocar-se no mercado de trabalho.