Jornal dia
Seu jornal de notícias

Como atualizar o CadÚnico para reativar o pagamento do BPC?

0

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido pela sigla CadÚnico, é um dos principais mecanismos de acesso a benefícios sociais em nosso país. Destaca-se entre esses benefícios o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, para manter-se elegível ao BPC, é necessário estar com os dados no CadÚnico sempre atualizados.

Quando esses dados encontram-se desatualizados, o beneficiário pode enfrentar o bloqueio do seu pagamento, que em 2023, é de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.320,00. Este pagamento é destinado a idosos com idade igual ou superior a 65 anos e para pessoas portadoras de deficiência (PcD) que se qualifiquem de acordo com os critérios da instituição.

Como reativar o BPC após o bloqueio?

Novidades do CadÚnico em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do CadÚnico em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Se você teve o seu BPC bloqueado, calma! A reativação é possível e pode ser feita após a atualização dos seus dados no CadÚnico. Essa atualização deve ser feita pessoalmente em algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a documentação de todos os membros da sua família.

Após esse procedimento, a reativação do BPC pode ser feita por meio do site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e IOS. Nesse sistema, o beneficiário deve seleccionar a opção “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico”. As instruções serão apresentadas e o beneficiário deve segui-las à risca.

Leia Mais: Valores Esquecidos Do Banco Central: CONSULTE e descubra se você tem Grana para Sacar

O que é necessário para se qualificar ao BPC?

Além de estar com os dados no CadÚnico atualizados, existem outros requisitos que devem ser cumpridos pelo beneficiário. Fique atento a eles:

  • Ter no mínimo 65 anos;
  • Comprovar deficiência, caso tenha menos de 65 anos;
  • Ser cidadão brasileiro, nascido no país ou naturalizado;
  • Ser nacionalidade portuguesa e estar residindo no Brasil;
  • Estar cadastrado no CadÚnico há pelo menos dois anos;
  • Possuir renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 330,00 em 2023) por pessoa;
  • Não estar recebendo nenhum outro benefício do INSS ou de outro regime previdenciário.

Leia Mais: Beneficiários do Bolsa Família BLOQUEADOS? Veja se você tem risco e como Evitar

Quer saber mais sobre o BPC e o CadÚnico?

Esperamos ter auxiliado você a entender mais sobre este benefício e a importância de manter seus dados atualizados no CadÚnico. Lembre-se: a falta de atualização pode levar ao bloqueio do seu benefício. Não deixe isso acontecer!