Jornal dia
Seu jornal de notícias

Aumento nos preços dos combustíveis afeta o bolso dos motoristas em 2023

0

Os motoristas tiveram um acréscimo expressivo nas despesas este ano devido ao aumento no preço dos combustíveis que chega a ser bastante sensível já no início de 2023. O maior impacto foi na gasolina, cujo valor despontou entre os mais altos no histórico de preços nos postos de combustíveis de todo o Brasil.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor do combustível nos postos de todo país aumentou consideravelmente em relação ao valor apresentado no ano anterior, 2022. A medição da ANP mostra que na semana do final do ano em 7 de outubro de 2023, o valor médio da gasolina baixou para R$ 5,77.

Por que a gasolina ficou mais custosa em 2023?

Aumento nos preços dos combustíveis afeta o bolso dos motoristas em 2023
Aumento nos preços dos combustíveis afeta o bolso dos motoristas em 2023

O aumento expressivo da gasolina em 2023 é resultado de diversos fatores governamentais. O primeiro grande golpe veio em março, com o governo Federal iniciando novamente a cobrança parcial dos impostos federais PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural, após dois meses de isenção desses impostos.

Leia Mais: Calendário INSS 2023: Confira as Datas e Valores de Pagamento!

Quanto aumentou o preço da gasolina nos estados brasileiros?

Com a alta de 81 centavos no preço médio da gasolina em comparação ao final de 2022, diversos estados tiveram um aumento ainda mais intenso. Os estados que mais sentiram o duro golpe no aumento da gasolina em 2023 foram: Amazonas, Sergipe, Rondônia, Amapá, Bahia, Pará, Paraíba e Espírito Santo. Em contrapartida, os estados que tiveram o menor aumento foram Ceará, Distrito Federal e Piauí.

Leia Mais: Pagamento do PIS 2024: O que esperar frente aos atrasos do calendário PIS/PASEP?

Como se comportaram os preços da gasolina no primeiro semestre de 2023?

Na semana que encerrou em 7 de outubro, o preço da gasolina se encontrava elevado na maior parte do país com os preços mais altos sendo encontrados em Acre, Amazonas, Rondônia, Sergipe, Tocantins e Bahia. À contramão, os valores mais baixos foram registrados no Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, São Paulo e Minas Gerais.

Essas mudanças nos preços estão reconfigurando o cotidiano dos motoristas de todo país. Com o continuado aumento dos combustíveis, a tendência é que alternativas mais sustentáveis e econômicas de mobilidade sejam cada vez mais procuradas.