Caixa começa a receber pedidos de Renegociação do Fies! Na Caixa e no Banco do Brasil
No âmbito do ensino superior privado, o Fies, Programa de Financiamento Estudantil do governo federal, representa uma alternativa de apoio financeiro com base no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em contraste com o Prouni, também uma iniciativa governamental, o Fies se distingue ao não ofertar bolsas de estudo, mas sim um mecanismo de “empréstimo”. Após a conclusão do curso universitário, os beneficiários do programa são responsáveis por quitar o financiamento, adaptando as parcelas de pagamento de acordo com sua capacidade de renda.
Renegociação de dívidas para universitários e formados pelo Fies pela Caixa e Banco do Brasil
Com a crise financeira atual e os altos índices de desemprego, muitos universitários e formados estão com dificuldades para quitar as dívidas do FIES, programa de financiamento estudantil promovido pelo governo. Como resposta, o governo planeja uma renegociação massiva de dívidas, abrangendo aproximadamente 1,24 milhão de beneficiários. A estimativa da dívida total gira em torno de R$ 54 bilhões.
Desta forma, o Ministro da Educação, Camilo, após uma reunião crucial no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), anunciou o início da renegociação. O objetivo é permitir que o maior número possível de inadimplentes tenha acesso às novas condições e consiga se livrar da dívida.
Leia mais: Consulte o Cadastro Único pelo CPF: Entenda se está Cadastrado ou Não!
Como vai funcionar a renegociação do Fies?
Com o intuito de acelerar o processo de renegociação, uma resolução permitindo o início do atendimento será publicada pelo governo. Assim, espera-se que o atendimento comece rapidamente.
Além disso, para tornar o processo ainda mais acessível, o atendimento também poderá ser realizado por telefone através do número 0800 fornecido pela Caixa e pelo Banco do Brasil. Estes dois bancos estão preparando o sistema a fim de que as renegociações possam ser iniciadas ainda neste mês.
Leia mais: Abono Natalino do Bolsa Família Saiba Tudo sobre o Auxílio Extra!
Quais as condições para a renegociação das dívidas do Fies?
Conforme o governo, a depender do contrato e das condições do aluno, a renegociação pode descontar até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.
O Ministro da Educação, Camilo, salienta que a preocupação do presidente é dar celeridade e urgência para poderem atender mais de 1,2 milhão de clientes do Fies que terão o direito de renegociar suas dívidas numa situação muito favorável.
Para entender melhor a situação, existem dados do governo sobre os contratos inadimplentes do Fies, disponíveis para consulta no site do MEC. Vale ressaltar que essa iniciativa promete aliviar o peso das dívidas dos estudantes, potencializando as chances de uma recuperação financeira mais rápida para os beneficiados pelo programa.