Jornal dia
Seu jornal de notícias

Ainda não Sacou seu PIS/Pasep? Saiba como Reivindicar Agora mesmo!

0

Você sabia que ainda é possível retirar o dinheiro das contas associadas ao PIS/Pasep, mesmo após o prazo inicial? Cerca de 10,4 milhões de trabalhadores tiveram a possibilidade de sacar aproximadamente R$ 25,5 bilhões que estavam disponíveis nessas contas. Este montante, que havia sido depositado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020, foi devolvido ao Tesouro Nacional após o dia 5 de agosto.

Se você esteve empregado entre 1971 e 1988, tanto no setor privado quanto no público, e ainda não resgatou esse valor, esta notícia é para você. Vamos esclarecer seus direitos e explicar como fazer para resgatar essa quantia.

Como Verificar se Tenho Direito?

Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Para facilitar sua vida, a Caixa Econômica disponibilizou uma maneira prática de verificar os fundos não sacados do PIS/Pasep pelo aplicativo do FGTS. Você apenas precisa baixá-lo na Play Store ou na Apple Store, e seguir os passos para consultar o valor disponível.

Leia Em Seguida: INSS condenado a indenizar segurado por negação indevida de benefício

Como Sacar os Valores Não Sacados do PIS/Pasep?

Os recursos não sacados do PIS/Pasep podem ser transferidos para qualquer conta bancária designada por você. No entanto, se o dinheiro não foi resgatado até o dia 5 de agosto, os fundos foram realocados do FGTS de volta ao Tesouro Nacional. Para efetuar o saque após essa data, é necessário apresentar um requerimento de retirada às entidades governamentais, em até 5 anos.

Leia Em Seguida: Mudanças Importantes na Prova de Vida do INSS em 2023

Onde Encontro Maiores Informações?

Infelizmente, mais informações sobre como realizar esse procedimento ainda não foram divulgadas. Contudo, caso tenha dúvidas sobre o dinheiro esquecido em contas do PIS/Pasep, você pode obter esclarecimentos por meio de contatos com a Caixa Econômica Federal, INSS ou o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Mantenha-se informado sobre seus direitos e não perca a oportunidade de resgatar o que é seu.