Antecipação do 13º do INSS em 2024: Saiba quando e quem tem direito ao benefício!
De acordo com o governo federal, o “13º do INSS”, bônus anual para aposentados e pensionistas da Previdência Social, terá a distribuição adiantada este ano. A decisão foi comunicada após a assinatura do decreto de antecipação pelo presidente Lula (PT) e oficializada na edição de quarta-feira no Diário Oficial da União.
Quando será o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS?

De acordo com as informações divulgadas, a primeira parcela do 13º, que é correspondente a metade do valor total, está programada para ser liberada no mês de abril, sem incidência de impostos.
A data exata para o recebimento varia de acordo com o número de identificação social (NIS) de cada beneficiário, e será o mesmo dia do pagamento mensal, ocorrendo entre os dias 24 de abril e 8 de maio.
Leia mais: GUIA de investimentos Poupança BRADESCO: CONFIRA JÁ as Vantagens e Desvantagens!
Quando será o pagamento da segunda parcela do 13º do INSS?
A segunda parcela do 13º será paga entre os dias 24 de maio e 7 de junho. Ao contrário da primeira parcela, haverá a incidência de descontos como o imposto de renda, caso o beneficiário esteja na faixa de contribuição. Assim como na primeira parcela, a data específica de recebimento será de acordo com o último número do NIS do beneficiário, sem levar em conta o dígito verificador.
Quais os critérios para receber a antecipação do 13º do INSS?
Segundo o decreto, têm direito ao 13º do INSS beneficiários que, no ano de 2024, recebam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Leia mais: R$850 de Benefício BOLSA FAMÍLIA 2024 para famílias brasileiras. Veja AGORA!
Os beneficios da antecipação do 13° salário INSS
Em geral, o pagamento do 13º dos beneficiários do INSS começa somente em segundo semestre. Porém, nos anos mais recentes, o governo decidiu adiantar esse valor como estratégia de estímulo à economia do Brasil.
Dessa forma, todos os beneficiários devem ficar atentos para as datas de pagamento e condições, para assim usufruir do benefício sem maiores problemas. Para isso, recomendamos a consulta periódica ao site oficial do INSS e outras fontes confiáveis de informação.
A liberação do 13º do INSS é um direito muito importante para esses beneficiários, muitos dos quais dependem desses recursos para arcar com suas despesas essenciais. Dessa maneira, essa notícia é bem-vista, especialmente quando garante uma antecipação, que proporciona a oportunidade de melhor gestão das finanças pessoais.