Aposentados e pensionistas do INSS podem verificar taxas de empréstimo consignado online
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inovou, permitindo que aposentados e pensionistas chequem as taxas de juros de empréstimos consignados online. Esta ação faz parte de um conjunto de iniciativas recentes que visam facilitar e tornar mais transparente o processo de contratação de empréstimos.
A consulta poderá ser feita via aplicativo ou pelo site do Meu INSS, permitindo que os participantes vejam as taxas de juros sem sair de casa. Além disso, a medida oferece benefícios adicionais, especialmente para aqueles que precisam garantir o controle financeiro ou que desejam realizar a portabilidade de empréstimos existentes.
Quais são os novos recursos disponíveis do INSS?
Os novos recursos permitem que qualquer aposentado ou pensionista do INSS solicite um empréstimo consignado online. Há também novas oportunidades para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – esses indivíduos agora também estão autorizados a fazer o empréstimo consignado.
Esta modalidade de empréstimo é atraente devido às suas taxas de juros baixas e longos prazos de parcelamento. No mais recente desenvolvimento, as taxas de juros para empréstimos consignados foram reduzidas de 1,91% para 1,84% ao mês. Além disso, as taxas para o cartão de crédito consignado também diminuíram de 2,83% para 2,73% ao mês.
Leia Mais: Caixa começa a pagar parcela do Bolsa Família de outubro
Como funciona a nova forma de solicitação de empréstimo do INSS?
Para solicitar um empréstimo consignado, os aposentados e pensionistas precisam entrar em contato diretamente com a instituição financeira. Durante a solicitação, é essencial que os requerentes verifiquem se as reduções de juros do INSS estão sendo devidamente aplicadas pela empresa de crédito.
Caso seja identificada qualquer irregularidade ou desacordo com os novos termos, é possível realizar uma denúncia online por meio do Portal do Consumidor. As instituições de crédito são obrigadas a cumprir as novas regras estabelecidas pelo INSS.
Leia Mais: Calendário INSS: Veja os dias de pagamento da aposentadoria para outubro
O que mais é preciso saber?
A recente mudança nas taxas de juros foi uma reação à redução da Taxa Selic feita pelo Banco Central. Isso significa que as instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados devem ajustar suas próprias taxas de acordo.
Essas novas medidas, se implementadas corretamente, permitirão aos aposentados e pensionistas um controle maior sobre suas finanças, pois eles poderão verificar as taxas de juros e escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades.