Jornal dia
Seu jornal de notícias

Aposentados precisam continuar pagando o INSS? Descubra Agora!

0

Apesar da aposentadoria ser um grande marco na vida de muitos trabalhadores, surge uma dúvida comum: aposentados devem continuar contribuindo para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Hoje vamos esclarecer essa questão de maneira clara e objetiva.

O direito à aposentadoria é um dos benefícios mais importantes garantidos pelo INSS. Contudo, muitas vezes, mesmo aposentados, algumas pessoas optam por continuar no mercado de trabalho, seja como empregado registrado ou como autônomo, levantando questões sobre a contribuição ao INSS.

Aposentados ainda devem contribuir ao INSS?

Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Existem duas possibilidades para o trabalhador após a aposentadoria: parar de trabalhar totalmente ou continuar exercendo alguma atividade remunerada. Se decidir parar completamente, não há necessidade de contribuir para o INSS. No entanto, se optar por continuar trabalhando e gerando renda, o aposentado deve continuar a contribuir para o INSS – pois a legislação brasileira determina que qualquer atividade remunerada implica em contribuição obrigatória para a Previdência Social. Importante ressaltar que essa contribuição acontece automaticamente.

Leia Mais: Saiba como alterar o CNAE do seu MEI: passo a passo

É possível a isenção da contribuição para aposentados do INSS?

A isenção só é possível no caso dos aposentados que decidem parar de trabalhar totalmente. Portanto, mesmo o trabalhador estando já aposentado, se ele decide continuar em atividade remunerada, a contribuição para o INSS permanece obrigatória.

Leia Mais: Entenda a Carta da Receita Federal: Alerta para Regularização Fiscal de 400 mil Brasileiros

Existem restrições para os aposentados que voltam a trabalhar?

Sim, principalmente para aqueles que optaram pela aposentadoria especial. Nesse caso, o aposentado não pode voltar a exercer funções que sejam consideradas perigosas ou insalubres. Assim, se um trabalhador se aposentou dessa forma exercendo o cargo de metalúrgico, por exemplo, ele está proibido de voltar a exercer essa mesma função.

Outra restrição se aplica aos funcionários públicos vinculados ao INSS que se aposentaram após a Reforma da Previdência, em 2019. Para esses, não haverá continuidade do vínculo trabalhista com a entidade pública onde trabalhavam.

Por fim, vale salientar que mesmo que existam restrições para algumas atividades, não significa que o aposentado esteja restrito de exercer qualquer atividade remunerada após a aposentadoria. A legislação permite que o aposentado que desejar continuar trabalhando, pode fazê-lo, desde que continue contribuindo para o INSS.