Aprenda a ANTECIPAR o FGTS até 10 parcelas do seu saque-aniversário. Veja AQUI!
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) sempre foi uma garantia financeira essencial para os trabalhadores brasileiros que possuem contrato de trabalho formalizado pela CLT. Mais recentemente, cresceu o interesse de antecipar o FGTS desses profissionais em procurar formas de antecipar as parcelas desse benefício, visando uma liquidez imediata em tempos incertos.
Essa tendência foi notada principalmente entre aqueles que optaram pelo saque aniversário do FGTS. Essa opção permite ao trabalhador, uma vez por ano, no mês de seu aniversário, retirar uma parte do saldo de todas contas ativas e inativas do FGTS. Mas antes, acompanhe como funciona e quem tem direito a esse benefício.
O que é o FGTS e como ele funciona?

O FGTS, criado em 1967, é uma espécie de poupança compulsória que auxilia o trabalhador em momentos de adversidade ou planos futuros, como a aquisição da casa própria. É formado por depósitos mensais efetuados pelo empregador em contas abertas na Caixa Econômica Federal, correspondentes a 8% do salário do empregado. Esses depósitos são efetuados independentemente do desempenho do trabalhador e seu salário não diminui por causa disso.
Com esse fundo, o trabalhador tem a oportunidade de acessar um recurso financeiro para ser utilizado em momentos de dificuldade, como em situações de desemprego involuntário, doenças graves, dentre outros casos previstos em lei. Em regra, o FGTS também é liberado para saque em caso de aposentadoria e ao término do contrato por prazo determinado.
Leia mais Saiu Agora! Aposentados com saque de R$ 1.320 liberado: veja quando cai na conta
Como antecipar as 10 parcelas?
Para os que optaram pelo saque aniversário, e não pelo saque-rescisão, uma alternativa tem se tornado popular: a antecipação das parcelas do FGTS. É isso mesmo! Tal operação se dá através de uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras, que adiantam até 10 parcelas futuras do saque aniversário, com taxas de juros mais acessíveis.
A UPP, instituição financeira online, é uma das que apresentam essa opção para seus clientes. As taxas de juros mensais começam a partir de 1,49%, um valor atrativo em comparação com outras modalidades de crédito. E não há restrição para pessoas que estão endividadas ou com nome negativado. Tudo é feito pelo celular, de forma rápida e segura.
Leia mais Bolsa Família em novembro: como consultar os valores neste mês?
FGTS e o alívio financeiro para o trabalhador
Essa antecipação do FGTS pode ser a salvação para muitos trabalhadores que estão precisando de dinheiro rápido para quitar dívidas ou mesmo para um investimento urgente. A flexibilidade do FGTS, seja para saque em momentos de necessidade, seja para antecipação de saques futuros, reforça seu papel como instrumento de garantia de segurança financeira ao trabalhador brasileiro.