Jornal dia
Seu jornal de notícias

Ar-condicionado: motorista de Uber e 99 pode se negar a ligar?

0

Às vésperas da primavera, os brasileiros se veem sob um calor intenso, com temperaturas que podem chegar a 45 °C, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Proteger-se do calor é um desafio para aqueles que utilizam os serviços de motoristas de aplicativos como Uber e 99. Fornecer conforto térmico tem se tornado um problema, já que muitos motoristas se recusam a acionar o ar-condicionado de seus veículos.

Este problema tem sido relatado com frequência por usuários de tais serviços. Em meio à crise da covid-19, como medida de contenção, motoristas foram aconselhados a manter os vidros abertos. Contudo, as normas de saúde convencionais já regressaram, mas, pela economia de combustível, muitos motoristas de aplicativo se recusam a ligar o ar-condicionado, tornando as viagens desconfortáveis para os passageiros.

Reclamações e opiniões

Não é raro encontrar reclamações nos sites de defesa do consumidor sobre o problema. Uma queixa feita por um residente do Rio de Janeiro diz: “Gostaria de um posicionamento sobre isso”, referindo-se à omissão do uso do ar-condicionado mesmo que a empresa exija que o veículo possua tal funcionalidade para o cadastro.

Há, ainda, uma situação relatada por um passageiro que descreveu como “desumano” o comportamento de um motorista que se recusou a ligar o ar-condicionado mesmo vendo que sua mãe passava mal devido ao calor.

Leia Mais: PIX CANCELADO: Nubank emite comunicado sobre transações que você PRECISA saber

Qual a posição das empresas?

A Uber e a 99 não possuem diretrizes estabelecidas quanto à obrigatoriedade do uso do ar-condicionado. A decisão fica a cargo de motoristas e passageiros. A 99, por exemplo, diz que o bom senso, respeito, empatia e gentileza são fundamentais para uma boa experiência para ambos. Por outro lado, a Uber não comentou sobre o assunto, apesar de suas diretrizes valorizarem o bem-estar e uma boa experiência para todos os usuários.

Leia Mais: PIS/PASEP tem VALORES MAIORES pagos em 2024? Confira

Ar-condicionado em carros mais caros

É comum entre motoristas e passageiros o entendimento de que carros de categorias superiores, como Comfort e Black, teriam a obrigatoriedade de ligar o ar-condicionado, mas, novamente, não há nenhuma regra oficial sobre isso. Há relatos de passageiros que optaram por um tipo de carro mais caro justamente pelo conforto térmico e, ainda assim, enfrentaram resistência do motorista em ligar o aparelho.

Apesar de não ser obrigatório ligar, é exigido que todos os carros de aplicativo – Uber e 99 – possuam ar-condicionado para serem aceitos na plataforma, uma regra irônica, considerando a frequência com que os passageiros se confrontam com motoristas que se recusam a ligar o equipamento.