Jornal dia
Seu jornal de notícias

Atenção! Governo divulga quem pode antecipar a aposentadoria do INSS! Confira

0

A aposentadoria é uma etapa da vida para a qual muitos trabalhadores interessados se preparam. Contudo, além da idade mínima realizada, é possível que você possa antecipar esse processo com a comprovação de determinadas atividades profissionais.

Como antecipar a aposentadoria pelo INSS?

Em recente divulgação, o Governo Liberou uma lista de quem pode antecipar a aposentadoria pelo INSS. Assim, se você tem entre 55 e 60 anos e trabalhou em atividade que tinham exposição a agentes nocivos à saúde, é possível que você seja elegível para solicitar a aposentadoria especial.

Nesse caso, além de comprovar exposição a agentes nocivos, é necessário ter realizado 180 contribuições ao INSS. Ressalta-se que a aposentadoria pelo INSS é vitalícia, exceto nas situações de aposentadoria por incapacidade – que podem ser suspensas, caso haja melhora na condição de saúde do beneficiado.

Atenção! Governo divulga quem pode antecipar a aposentadoria do INSS! Confira
Atenção! Governo divulga quem pode antecipar a aposentadoria do INSS! Confira

Leia mais: Bolsa do povo: um auxílio que ajuda MUITOS em situações vulneráveis! Confira

Quais os requisitos da aposentadoria especial?

Requisitos para aposentadoria especial:

  1. Tempo total de contribuição: De 25, 20 ou 15 anos de exposição aos agentes prejudiciais à saúde especificados em lei.
  2. Exposição permanente: O trabalhador deve estar permanentemente exposto a esses agentes no seu local de trabalho, não ocasionalmente.
  3. Carência: Mínimo de 180 meses de contribuição.

O que é a aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é uma modalidade de aposentadoria que beneficia os trabalhadores submetidos a atividades que apresentavam algum prejuízo à saúde ou à integridade física, permitindo, desse modo, que o trabalhador se aposente antes da idade comum.

Profissões como aeroviários, enfermeiros, médicos, dentistas, químicos industriais, jornalistas e motoristas de ônibus, entre outras, podem dar direito à aposentadoria especial. Porém, não é a profissão o fator determinante para a concessão, mas sim o grau de exposição a agentes nocivos durante o exercício da atividade profissional.

Lista das profissões que podem dar direito à aposentadoria especial:

  1. Aeroviários
  2. Enfermeiros
  3. Médicos
  4. Dentistas
  5. Químicos industriais
  6. Jornalistas
  7. Motoristas de ônibus
  8. Outras profissões com exposição a agentes nocivos

Leia mais: Fator previdenciário ameça revisão da vida toda? O que o STF fará?

Procedimento para a antecipação da aposentadoria

Para solicitar a aposentadoria especial pelo INSS, é necessário apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), um documento fornecido pelo empregador. O PPP comprova a exposição aos agentes nocivos, sendo baseado num laudo técnico assinado por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

Portanto, com todas essas informações, é essencial a orientação de um advogado ou especialista no assunto. Assim, caso você se adeque às condições necessárias e queira se aposentar mais cedo, busque a melhor orientação possível.

Conclusão sobre a aposentadoria

Em suma, a antecipação da aposentadoria é um direito garantido a todos os trabalhadores que exerceram atividades consideradas insalubres ou perigosas em sua carreira laboral.

Para garantir esse direito, é necessária a comprovação da exposição a agentes nocivos e o cumprimento dos demais requisitos exigidos pelo INSS.

Consulte um advogado ou especialista na área para receber as orientações e suporte adequados durante o processo de solicitação da aposentadoria especial.