Atrasos na Definição do Calendário PIS 2024, benefício em dinheiro será liberado HOJE (30)?
O ano de 2024 chegou e, com ele, a expectativa dos trabalhadores brasileiros em relação ao pagamento do Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS. Porém, o cenário é de incerteza. A tabela de pagamento, que normalmente é divulgada pelo governo federal no final do ano anterior, ainda não foi liberada.
O atraso nas definições é resultado de complicações atribuídas à Pandemia de COVID-19. Esse fato tem gerado desconforto, uma vez que cria um gap de dois anos entre o ano-base e o início do período de recebimento.
O que podemos prever sobre PIS 2024?
As regras do PIS, em geral, permanecem as mesmas, ano após ano. Sendo assim, o montante a ser pago leva em conta o salário mínimo do ano corrente e a quantidade de meses trabalhados no ano-base. Levando em conta que o ano base é 2022, a definição sobre o valor do benefício fica atrelada ao salário mínimo de 2024, que ainda será anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Outro aspecto relevante a ser destacado é que a maioria dos valores é destinada para os trabalhadores que permaneceram empregados com carteira assinada durante todo o ano-base. Isso significa que para receber o valor total do PIS 2024, o trabalhador precisa ter mantido vínculo formal durante os 12 meses de 2022.
Leia mais: Salário Mínimo 2024: Governo Propõe Aumento de 7,7% – Veja o NOVO valor!
O que é necessário para receber o PIS referente ao ano-base 2022?
Além do vínculo empregatício, para se habilitar ao recebimento do PIS, o trabalhador precisa se atentar a outros critérios:
- Ter recebido até dois salários mínimos por mês em 2022;
- Não ter trabalhado como pessoa física, isso exclui, por exemplo, empregadas domésticas do recebimento;
- Ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2022.
Leia mais: Consulta ao Lote Residual de Restituição do IRPF Liberada pela Receita Federal
Como se manter informado sobre o pagamento do PIS?
É fundamental que os trabalhadores que atendem a esses critérios fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelo governo, através dos canais oficiais de comunicação. Neles serão publicadas todas as atualizações sobre o calendário e os valores a serem pagos. Desta forma, o trabalhador não perde nenhuma informação relevante e pode se programar para receber seu abono.