Auxílio BPC: Proposta garante novo benefício e manutenção de pagamento; Confira!
Um projeto do governo federal tem dado o que falar entre os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A proposta, que ainda aguarda aprovação, poderá trazer mudanças significativas para os titulares desse auxílio. Os detalhes dessa possível modificação merecem atenção e vamos abordá-los a seguir.
A essência do projeto visa somar ao valor já recebido do BPC, um auxílio de R$ 200, que será mantido por um período de 12 meses, caso um membro da família do titular consiga um trabalho formal com remuneração de até três salários mínimos. Essa ideia oferece uma garantia adicional àqueles que vivem de renda familiar precária.
Quem tem direito ao BPC?

O BPC é um benefício assistencial voltado para a população que enfrenta condições de vulnerabilidade social e econômica. Para ter direito ao auxílio, não é necessário ter contribuído anteriormente para o INSS, como acontece com os benefícios de aposentadorias ou pensões. Conheça os perfis de pessoas que têm direito ao BPC:
- Idosos a partir de 65 anos, que tenham renda familiar mensal per capita inferior a 1/4 do salário mínimo;
- Pessoas com deficiência que comprovem incapacidade para a vida independente e para o trabalho, possuindo uma renda familiar mensal per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.
Leia Mais: Calendário INSS: Veja os dias de pagamento da aposentadoria para outubro
Qual o futuro do Benefício de prestação continuada?
O Auxílio BPC continuará a ser oferecido em 2024. No entanto, as regras do benefício podem mudar. Um projeto de lei que altera as condições para o recebimento do auxílio já foi aprovado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados.
Se o projeto for efetivado, idosos com renda familiar de até 1/4 do salário mínimo, que agora corresponde a R$ 330 (cálculo com base no salário mínimo de 2023), poderão receber o auxílio. O benefício também se estenderá para pessoas com deficiência cuja renda familiar seja de até um salário mínimo.
Leia Mais: Caixa começa a pagar parcela do Bolsa Família de outubro
O que esperar do Auxílio BPC em 2024?
Apesar de o projeto estar em tramitação, é preciso aguardar sua aprovação final para confirmar se essas mudanças realmente ocorrerão. Até lá, é possível que haja novas modificações no texto original, o que é comum nesse tipo de processo legislativo. Portanto, é importante se manter informado e acompanhar as notícias para entender como isso pode afetar os beneficiários do Auxílio BPC.