Jornal dia
Seu jornal de notícias

Auxílio Gás: Saiba como o programa do governo federal beneficia famílias de baixa renda!

0

Para minimizar o impacto do custo do gás de cozinha no orçamento de famílias de baixa renda, o governo federal implementou o programa Auxílio Gás em 2021. Este programa oferece uma quantia a cada dois meses, correspondente à média nacional de um botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), calculado pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Público elegível para o Auxílio Gás

O Auxílio Gás está disponível para famílias inscritas no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até três salários mínimos, além de pessoas que vivem sozinhas ou em situação de rua são elegíveis para o programa.

Uma grande característica do programa é que o beneficiário pode acumular o Auxílio Gás com outros benefícios, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Inscrição no Auxílio Gás

Para se inscrever no Auxílio Gás, é preciso ir a uma das unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou um posto de atendimento do Cadastro Único.

No momento da inscrição, é necessário apresentar documentos de identidade com foto, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço e os CPFs de todos os membros da família que residam no mesmo domicílio.

Leia Mais: Aposentadoria 2024 Entenda as Mudanças nos Reajustes!

Como verificar a elegibilidade para o Auxílio Gás

Após a inscrição no CadÚnico, os beneficiários podem verificar se têm direito ao auxílio através do aplicativo do Bolsa Família, disponível para Android e iOS, do aplicativo Caixa Tem, ou ligando para os números 111 (Caixa) ou 121 (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Leia Mais: Governo Federal fornecer moradia gratuita para milhões em 2024!

Valor do benefício do Auxílio Gás

O valor do benefício é atualizado mensalmente e corresponde à média nacional do preço de um botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP), calculado mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O benefício, que tem girado em torno de R$ 100, é repassado a cada dois meses.

Se conhece alguém que se beneficie do Auxílio Gás, compartilhe estas informações. Faça a diferença na vida de quem precisa!