Jornal dia
Seu jornal de notícias

Bolsa Família 2023: Governo explica quem são os “ilegais” que perderão seus cadastros

0

A posse oficial de Wellington Dias como Ministro do Desenvolvimento Social em 2023 caracterizou o pontapé inicial para uma nova gestão no Programa Bolsa Família 2023. Com proposta de reformulação do sistema de cadastro e intensificação no combate à ilegalidade, o ministro iniciou seu mandato com o pé direito ante ao público interessado.

A preocupação principal é filtrar e corrigir os cadastros atuais do Auxílio Brasil, na tentativa de erradicar as fraudes e possibilitar o atendimento aos que realmente precisam e estão na fila de espera dos programas de assistência. “)

Como será a reformulação do Bolsa Família 2023?

A nova administração tem como meta revisar o cadastro único, ferramenta através da qual o governo federal, estadual e municipal selecionam os beneficiados do Bolsa Família 2023 para seus programas sociais, que hoje conta com 90 milhões de pessoas inscritas.

“Vamos fazer uma revisão nesse cadastro. O Cadastro Único é o cérebro de toda base social do Brasil. Um bom cadastro, uma política eficiente”, declarou Wellington Dias. O ministro pontuou que a checagem dos dados acontecerá principalmente no CadÚnico, onde estão informações cruciais, como pessoais e financeiras, que apontam o grau de vulnerabilidade de cada inscrito.

Leia mais Queda de 2,82% em Cesta Básica Alivia Bolso dos Moradores DESTA Cidade!

Quem são os “ilegais” no Sistema?

Dando continuidade às reformas, o Ministro procura identificar os chamados “ilegais” no sistema para não terem o total beneficio do Bolsa Família 2023, ou seja, pessoas que se desvinculam da família e registram-se individualmente para obter mais benefícios. Essa prática, além de ser ilegal, é monitorada pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que já registrou o aumento no número de famílias unipessoais passando de 8.929.623 para 13.912.102 no último ano.

Wellington Dias mostrou-se decidido e reafirmou sua promessa durante entrevista de posse do novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Dias acredita na eficiência do pente fino no programa e garante que será breve a conclusão desse trabalho. Importa destacar que esta não é a primeira vez que tal medida é anunciada, porém, ao que tudo indica, agora será realmente executada, colaborando para um maior equilíbrio e justiça no sistema do Bolsa Família 2023.

Leia mais Abono Salarial PIS/Pasep terá Dinheiro Extra no Natal? Pagamento Confirmado para 2024!