Jornal dia
Seu jornal de notícias

Cadastro Único Tem Novo benefício liberado para inscritos e inscritos Comemoram

Os cidadãos brasileiros que habitam em áreas vulneráveis e estão registrados no Cadastro Único passam a ter o direito de acolher benefícios sociais. Contrário ao que muitos pensam, nem todos esses auxílios são viabilizados por transferência direta de dinheiro em conta, ou seja, em algumas ocasiões, o governo oferece outras formas de apoio.

Ao fazer parte dos registrados no Cadastro Único, o indivíduo passa a ter a possibilidade maior de ser selecionado para auxílios concedidos pelo governo, caso tenha uma suplementação orçamentária na sua cidade. Basicamente, todos os programas sociais utilizam esta plataforma como porta de entrada para a distribuição de benefícios.

O que é e como funciona o Cadastro Único?

Novidades do CadÚnico em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do CadÚnico em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

O Cadastro Único é um banco de informações contendo detalhes da vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a renda, o número de pessoas que vivem no mesmo endereço, entre outras. Com base nesses dados é gerado um NIS (Número de Identificação Social) para cada registro.

Leia Mais: Programa Desenrola Brasil Atende Novos Grupos Hoje(11)

Quais benefícios são disponibilizados para os inscritos no Cadastro Único?

Através do NIS, os registrados no Cadastro Único podem ser contemplados com diversos benefícios sociais, dentre eles estão: Água para todos, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Bolsa Família, Auxílio emergencial, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa estiagem, Bolsa Verde, Programa de Apoio à Conservação Ambiental, Carta Social, Vale Gás, Carteira do Idoso, entre outros.

Leia Mais: Quem recebe um salário mínimo tem direito a receber o Bolsa Família? Saiba aqui

Qual o novo benefício liberado para os inscritos no Cadastro Único?

Com o propósito de iniciar a distribuição gratuita de alimentos, o governo federal tem investido no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e consequentemente beneficiado os inscritos no Cadastro Único. A ideia é permitir que seja disponibilizada mensalmente 1 cesta básica por família registrada.

Esse benefício entretanto, depende do orçamento, disponibilidade e organização de cada prefeitura. Portanto, a sugestão é procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para entender como o programa funciona em seu município.