Jornal dia
Seu jornal de notícias

Calendário do 13º Salário do INSS 2024! Saiba Quem Tem Direito!

0

Para aqueles que esperam ansiosamente por esta notícia todos os anos, o calendário para o 13º salário do INSS para o ano de 2024 já foi definido. O benefício do abono natalino será dividido em duas parcelas, assim como nos anos anteriores, e será pago durante os meses de maio e junho.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

Calendário do 13º Salário do INSS 2024! Saiba Quem Tem Direito!
Calendário do 13º Salário do INSS 2024! Saiba Quem Tem Direito!

O 13º salário do INSS é pago para todos os aposentados e pensionistas. A única exceção é para os idosos que recebem o BPCBenefício de Prestação Continuada. Este é um programa social e, portanto, não dá direito ao 13º salário.

Leia mais: Entenda como o BPC pode beneficiar Idosos e Pessoas com Deficiência! Entenda

Como calcular o valor do 13º salário do INSS?

Para calcular o valor do 13º é preciso considerar durante quantos meses do ano serão recebidos os pagamentos do INSS. Se o beneficiário for contemplado durante todo o ano, o 13º será igual a uma parcela extra do salário. Em casos onde o pagamento será feito por um período menor, o cálculo é outro. O valor do benefício deverá ser dividido por 12 e então multiplicado pelos meses que o beneficiário será atendido. O valor encontrado será proporcional ao tempo de recebimento e indicará o valor do pagamento extra.

Leia mais: 13° salario do INSS Será antecipado? Entenda bônus para aposentados do INSS!

Como será o pagamento do 13º salário do INSS?

Como mencionado, a liberação desse benefício é geralmente feita em duas parcelas, então o beneficiário deve levar isso em consideração ao planejar a utilização desse dinheiro. A liberação do 13º será feita em conjunto com o pagamento do benefício principal do INSS.

Para mais informações detalhadas sobre outros pagamentos realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, visite este link.