Câmara Municipal de Porto Velho Autoriza Pagamento de Tarifas de Transporte Urbano via PIX! Confira:
No dia 30 de agosto de 2024, a Câmara Municipal de Porto Velho promulgou uma lei de grande relevância para o transporte público da cidade. Graças à Lei 3.209/2024, de autoria da vereadora Ellis Regina (UBr), e publicada no Diário Oficial do Município, agora é possível pagar as tarifas dos ônibus utilizando o PIX.
Assim, agora, cabe às empresas de transporte, após a regulamentação da Lei pelo Município, implementar as mudanças necessárias em seu sistema de bilhetagem eletrônica para adaptar-se a essa nova modalidade de pagamento. Desse modo, algumas capitais do país, como Recife, já adotaram essa inovação tecnológica com sucesso.
Pagamento via PIX: Modernização e Segurança:
Em resumo, a vereadora Ellis Regina afirma que seu projeto, além de ser contributivo, proporcionará mais segurança às empresas ao reduzir o manuseio de dinheiro em espécie. O PIX é um aplicativo moderno e amplamente utilizado pela população para operações rápidas e seguras.
“Há anos, o sistema aboliu os cobradores dos coletivos devido à bilhetagem eletrônica. Apesar disso, os motoristas acabaram assumindo essa função. A mudança no sistema de cobrança de tarifas faz parte das inovações tecnológicas necessárias para o setor de transporte se adequar”, ressaltou a vereadora.
Quais São os Benefícios de Usar o PIX no Transporte Público?
Entre os diversos benefícios do PIX no transporte público, destacam-se:
- Rapidez: As transações são concluídas em poucos segundos.
- Segurança: Reduz o manuseio de dinheiro em espécie, diminuindo riscos de furtos e assaltos.
- Facilidade: A maioria da população já está habituada ao uso do PIX para diversas transações financeiras.
- Inclusão: Oferece uma opção de pagamento que facilita a vida dos usuários de transporte público.
Com esses benefícios, a implementação do PIX no sistema de bilhetagem pode transformar a experiência dos passageiros no transporte público.
Como Será Implementada a Nova Modalidade de Pagamento?
A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) implementará o PIX na bilhetagem eletrônica em fases. Inicialmente, as empresas de transporte urbano terão um período de adaptação para modificar seus sistemas e treinar os funcionários.
- Regulamentação da lei pelo Município.
- Atualização dos sistemas de bilhetagem eletrônica pelas empresas de transporte.
- Treinamento dos motoristas e funcionários sobre o novo sistema.
- Campanha de conscientização junto à população.
O objetivo é uma transição suave, sem causar transtornos para os usuários.
Qual o Impacto na Vida dos Usuários?
Segundo a Semtran, mensalmente são cerca de 900 mil pessoas transportadas. Destas, 450 mil são gratuidades, incluindo idosos e Pessoas com Deficiência (PcD). Portanto, a mudança para o pagamento via PIX promete tornar a experiência mais conveniente para todos os usuários.
Além disso, a inovação tecnológica deve refletir em uma maior eficiência operacional para as empresas de transporte, o que, a longo prazo, pode resultar em um serviço de melhor qualidade para a população.
Desse modo, se você é usuário frequente do transporte público em Porto Velho, fique atento às futuras atualizações e às campanhas de conscientização proporcionando boas-vindas à era digital no setor de transportes urbanos.