Jornal dia
Seu jornal de notícias

CNH não é necessária para ESTES Veículos; Veja Quais!

0

Notícia de grande repercussão nas rodas de conversas e entre os amantes de veículos diz respeito à falada liberdade de se locomover sem a necessidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como assim? Sem CNH? Isso mesmo! As novas regulamentações de trânsito já têm permitido que alguns tipos de veículos possam ser conduzidos totalmente legais e sem a carteira. Se essa novidade despertou sua curiosidade, fique por aqui e saiba mais.

Nosso querido Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nunca esteve tão em alta, e isso se deve às recentes modificações implementadas nas leis de trânsito. A CNH, tão almejada pelos brasileiros e vista como um passaporte para a independência, não será mais necessária em algumas situações. Essas mudanças têm o intuito de simplificar a vida dos condutores, mantendo sempre a segurança e a eficácia na regulamentação do trânsito.

Novas categorias: quem precisa e quem não precisa de CNH para dirigir?

CNH não é necessária para ESTES Veículos; Veja Quais!
CNH não é necessária para ESTES Veículos; Veja Quais!

Umas das principais modificações tem relação direta com as scooters elétricas. Se antes elas eram categorizadas como bicicletas elétricas, dispensando a necessidade de registro e CNH, agora a situação muda completamente. Desde julho de 2023, quem tem scooter elétrica precisa se preocupar com a obtenção da CNH, registro e ainda pagamento do IPVA.

Leia mais: Como Funciona o Abono Salarial e como contestar o valor? Veja Agora!

E as bicicletas elétricas?

Essa é uma notícia boa para quem aposta na mobilidade sustentável: as bicicletas elétricas continuam não precisando de CNH para serem conduzidas. Elas são classificadas como “veículos com pedal assistido”, ou seja, o motor do veículo só funciona quando o condutor está pedalando. Uma curiosidade é que esses veículos não podem conter um acelerador ou qualquer dispositivo que permita a variação manual de potência.

Mesmo que a CNH não seja obrigatória para as bicicletas elétricas, todos devem se atentar a alguns requisitos de segurança. Entre eles, a instalação de uma campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo, sinalização noturna e claro, pneus em boas condições de uso.

Leia mais: Entenda quem tem Direito ao Auxílio Gás e como se Inscrever: Veja Agora!

Conclusão

Com a nova regulamentação de trânsito, o uso de bicicletas elétricas surge como uma excelente opção para aqueles que não possuem CNH ou não querem usar o carro para se locomover. Mas é sempre importante lembrar: seja pedalando ou dirigindo outros veículos, a segurança é essencial. Respeitar as leis e estar sempre atento a novas mudanças é a chave para um trânsito mais seguro e agradável para todos.