Como a Nova Lei promete Aumentar Sua Aposentadoria como MEI em 2024?
Para todas as pessoas que empreendem no universo do microempreendedor individual (MEI) no Brasil, é fundamental que se entenda quais são os benefícios concedidos por essa categoria empresarial. Um dos principais é o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as expectativas, a ampliação desses benefícios ocorrerá em 2024, de maneira a proporcionar ainda mais conforto financeiro a esses trabalhadores.
Um dos maiores atrativos de se tornar um MEI formalizado é ter garantido o direito à aposentadoria pelo INSS, que contribui significantemente para a estabilidade financeira do microempreendedor. Para usufruir desse direito, é essencial o pagamento regular da Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), uma guia unificada que reúne os valores dos principais impostos a serem pagos por este tipo de empresa.
Como funciona a aposentadoria para o MEI?

Ao honrar com o pagamento do DAS, o MEI consegue acumular tempo de contribuição para a Previdência Social, fator primordial para conseguir se aposentar no futuro. Atualmente, a contribuição é a mesma para todos os microempreendedores, fazendo com que o valor do benefício seja igual ao de um salário mínimo. Entretanto, existem projetos em avaliação que podem alterar essa situação.
Leia Mais: Garanta seu Benefício: Caixa Econômica Libera Calendário Abono Salarial 2024!
Quais são as possíveis mudanças para 2024?
Um projeto de lei em discussão tem como objetivo ajustar o valor dessa contribuição, permitindo que os microempreendedores que possuem condições de contribuir com valores mais altos, possam se aposentar com um benefício maior. Até então, o montante é definido pelo Governo Federal com base no salário mínimo, mas com a alteração, poderão ser estabelecidos diferentes níveis de contribuição, gerando também, consequentemente, diferentes níveis de benefícios. Essas alterações podem ter efeitos significativos para a vida desses empresários, principalmente no momento de aposentadoria.
Em contrapartida, os limites de faturamento já foram reajustados para o próximo ano, permitindo que mais pessoas possam se enquadrar como MEI. O teto, que antes era de R$ 81 mil por ano, passou para R$ 144 mil. Este reajuste demonstra que o Governo está atento às particularidades de cada microempreendedor, buscando adaptar os benefícios para as diferentes realidades.
Leia Mais: Governo Federal Atualiza Critérios do BPC 2024: Saiba Quem Qualifica!