Como antecipar o Pis e saiba como receber e entenda as mudanças importantes que afetarão seu bolso!
Estamos no ano de 2023 e um dos assuntos mais relevantes em termos financeiros para o trabalhador brasileiro é Como antecipar o Pis o famoso Programa de Integração Social (PIS). Criado com o objetivo de assegurar benefícios determinados por lei para os empregados da iniciativa privada, os pagamentos começaram a ser efetuados em 15 de fevereiro deste ano, estendendo-se até o dia 28 de dezembro.
Uma peculiaridade de Como antecipar o Pis é a maneira como o calendário de pagamento foi planejado. O montante não é disponibilizado de forma imediata para toda a população. O recebimento é realizado de acordo com o mês de nascimento do cidadão, o que acaba impedindo que o pagamento seja antecipado. Até o momento da publicação desta matéria, a Caixa Econômica Federal e nenhum outro órgão do governo se pronunciou sobre a possibilidade de modificar esta regra.
Como receber e saber Como antecipar o Pis?
A maneira de receber o PIS varia de acordo com a situação do trabalhador. Se possui conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, é possível que o benefício já tenha sido depositado automaticamente. Mas, para ter certeza, é sempre bom ficar atento ao saldo da conta. Para aqueles que têm o cartão cidadão e senha, o saque pode ser realizado em caixas eletrônicos, lotéricas ou pontos de atendimento Caixa Aqui, para valores até R$ 3.000,00.
Leia mais Calendário do PIS 2024 foi divulgado? Saiba agora!
E quem não possui conta na Caixa ou cartão cidadão, como faz?
Se o trabalhador faz ideia de Como antecipar o Pis e não tem conta no banco e nem cartão cidadão, o saque deve ser realizado diretamente em uma agência da Caixa mediante a apresentação de um documento oficial com foto. Os documentos aceitos pela instituição são: Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira Funcional reconhecida por Decreto, Identidade Militar, Carteira de Identidade de Estrangeiros e Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.
É importante salientar que, o Fundo PIS/PASEP sofrerá alterações significativas em breve, pois será extinto e o saldo será transferido para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Logo, é fundamental que o trabalhador fique atento a essas mudanças e procure se informar sobre seus direitos e deveres.
Leia mais Por que e Como Atualizar seu WhatsApp Agora!