Jornal dia
Seu jornal de notícias

Descubra Agora! Mudanças Cruciais no decimo terceiro bolsa família: E Abono Natalino podem voltar?

0

A dúvida paira no ar em relação ao futuro do programa decimo terceiro bolsa família. A um passo do início dos pagamentos do benefício do mês de novembro, os beneficiários se questionam sobre as possíveis adições do décimo terceiro e do abono natalino para o ano de 2023. A questão se torna especialmente relevante porque o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou em março que o governo federal não iria retomar o pagamento do decimo terceiro bolsa família.

Em 2019, durante o primeiro mandato de Jair Bolsonaro, o 13º salário foi, de fato, disponibilizado para os beneficiários do Bolsa Família. No entanto, o adicional foi rapidamente visto como uma estratégia eleitoral. Além disso, neste mesmo ano, os beneficiários também receberam um abono natalino, correspondente a uma parcela adicional do benefício para dezembro. Entretanto, a gratificação natalina foi interrompida a partir de 2020.

Qual a situação do decimo terceiro bolsa família após a troca de governo?

Em 2021, o programa decimo terceiro bolsa família deu lugar ao Auxílio Brasil e assim permaneceu até o fim do mandato do ex-presidente, em 2022. A medida, no entanto, permaneceu sem a inclusão do benefício adicional. Com a eleição do presidente Lula da Silva em 2022, o decimo terceiro bolsa família foi reativado pelo governo federal no ano subsequente, em 2023.

Leia mais Descubra a proposta de salário mínimo de R$ 1.421, Saiba o Que Muda!

A volta do décimo terceiro e abono natalino no Bolsa Família em 2023 é incerta?

Em meio à incerteza, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ainda não deu retorno aos questionamentos feitos pelo Valor sobre a possibilidade dos adicionais serem retomados em 2023. O silêncio se estende, enquanto o decimo terceiro bolsa família continua seguindo seu calendário de pagamentos pertencente ao mês de novembro. O primeiro dos pagamentos está marcado para o dia 17, beneficiando os portadores de NIS com final 1.

Quanto aos demais eventos mencionados, entidades de esquerda tentam se descolar do apoio dado pelo PCO ao grupo terrorista palestino. O IBGE desenvolve o projeto piloto do Censo Imobiliário do Patrimônio da União, buscando estudar a viabilidade de um censo imobiliário nacional. Por fim, a Defesa Civil volta seus esforços para convencer os prefeitos a não realizarem eventos ao ar livre neste sábado.

Leia mais Antecipação do 13º para Servidores públicos? Saiba mais!