Como EVITAR Bloqueios e CANCELAMENTOS Do Bolsa Família
O Bolsa Família vem auxiliando na minimização da desigualdade social e incentivando a inclusão econômica de inúmeras famílias do Brasil ao passar dos anos. Assegurando que esse suporte crucial continue sendo fornecido aos que realmente precisam, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) frequentemente lança dados vitais acerca do programa.
Nos encontramos em outubro com detalhes específicos a respeito de cancelamento, bloqueio e revisão de benefícios, assim como prazos fundamentais para que os beneficiados atualizem suas informações cadastrais. Média melhor ma compreensão, segue abaixo mais detalhes sobre esses procedimentos.
Como Funcionam os Cancelamentos e Bloqueios do Programa Bolsa Família?

O MDS publicou o calendário operacional do Programa do Bolsa Família, que contém o planejamento de bloqueios e cancelamentos. Em tal cronograma, as datas finais para que o atualização cadastral seja feita e o bloqueio ou cancelamento sejam evitados, estão listadas.
De acordo com o calendário, se a atualização cadastral foi entre o dia 11 de agosto e 15 de setembro, as pendências poderão ser liberadas na primeira semana de outubro. Contudo, caso a atualização tenha sido realizada após o dia 15 de setembro, infelizmente, não será possível entrar na folha de pagamento de outubro, apenas em novembro.
Como Posso Atualizar Meus Dados?
Os documentos para fins de comprovação dos dados do Bolsa Família são digitalizados no CRAS. O responsável pela família vai até o local com os documentos e comprovantes originais e a digitalização é realizada. Este processo transforma o papel em um arquivo digital que, em seguida, é enviado ao MDS.
O Ministério aconselha que todas as famílias compareçam ao CRAS nos próximos meses para inserir os documentos digitalizados, visando melhorar a qualidade dos dados cadastrais e reduzir a possibilidade de convocação para futuros processos de averiguação.
Leia Mais: PIS 2024: calendário oficial foi liberado? Saiba as DATAS!
Quais São as Datas de Pagamento do Bolsa Família em Outubro?
Os repasses começarão em 18 de outubro e se estenderão até o dia 31 do mesmo mês. As datas de pagamento variam de acordo com o final do número NIS de cada beneficiário. Entre as datas, temos o início em 18 de outubro para NIS final 1, indo até 31 de outubro para NIS final 0.
Leia Mais: Aumento no FGTS é definido e trabalhadores Com SAQUE em outubro?
Como Posso Evitar Bloqueios e Cancelamentos?
Antes de ser deixado o programa Bolsa Família, cada cadastro passa por etapas diferentes que refletem no recebimento do benefício. Tais etapas incluem: notificação/convocação, bloqueio do benefício e cancelamento do benefício.
Para garantir o pagamento do Bolsa Família, lembramos que é um programa de transferência de renda com condicionalidades na saúde e na educação. Sendo assim, além dos direitos, as famílias participantes têm deveres a cumprir. Estes incluem o cumprimento de compromissos nas áreas de saúde e de educação para reforçar o acesso aos direitos sociais básicos.
Vale ressaltar que, ao matricular a criança na escola e ao vaciná-la no posto de saúde, o responsável informe que a família é beneficiária do programa Bolsa Família.