Jornal dia
Seu jornal de notícias

Como o CadÚnico para quem mora sozinho pode beneficiar brasileiros que vivem sozinhos? Saiba mais

0

O crescente número de brasileiros vivendo sozinhos tem sido alvo de inúmeros estudos sociais e por isso fizeram o CadÚnico para quem mora sozinho. Muitos, por circunstâncias da vida, decidem seguir esse caminho, outros optam por essa condição. De olho nesse público, o CadÚnico (Cadastro Único), uma iniciativa do Governo Federal, surge como um importante aliado dessas pessoas, funcionando como porta de acesso a diversos programas sociais.

O CadÚnico para quem mora sozinho está vinculado a programas como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, auxiliando inúmeras famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Mas para quem vive sozinho, como funciona? Vamos conhecer a relevância desse instrumento para os brasileiros solitários.

O CadÚnico para quem mora sozinho e os benefícios disso

Criado com o propósito de aprimorar a qualidade de vida das famílias necessitadas, o CadÚnico para quem mora sozinho tem servido como base para a implementação de políticas públicas efetivas. Através dele, são distribuídos benefícios como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, descontos na conta de luz, Vale-Gás, entre outros. É claro, pessoas que moram sozinhas também podem se cadastrar.

Para fazer o cadastro, é necessário que o total da renda de todos os membros da família, dividido pelo número de pessoas, seja de até meio salário mínimo por mês, ou que o total não ultrapasse três vezes o valor do salário mínimo. Vale ressaltar que os residentes de rua, sejam eles sozinhos ou em grupo, também podem se inscrever.

Leia mais Você tem direito ao auxílio-doença do INSS? Veja como solicitar!

Como realizar o cadastro?

O cadastro requer informações como características da moradia, identificação das pessoas, níveis de escolaridade, situação de trabalho e renda. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos postos de atendimento do CadÚnico e do Programa Bolsa Família na cidade em que o candidato reside. Lá, os profissionais oferecem orientação sobre como proceder com a entrevista necessária para inclusão no sistema.

Vale ressaltar que, para ser parte do CadÚnico e dos programas associados, a situação do indivíduo deve estar regularizada no país e é preciso apresentar os documentos necessários para comprovar as informações fornecidas.

O CadÚnico é, sem dúvidas, uma ferramenta valiosa para quem vive sozinho e necessita de apoio. Possui ainda mais relevância em um momento em que a solidão tem sido uma realidade crescente entre os brasileiros.

Leia mais Aprenda a Recuperar sua Senha do Caixa Tem sem Sair de Casa!