Como Sacar o Benefício de R$2.230 do Governo Após Demissão sem Justa Causa
No emaranhado de informações que compõem a legislação brasileira, você pode ter passado despercebido por um direito importante. Se você já sofreu uma demissão sem justa causa, pode ter acesso a um valioso benefício financeiro distribuído pelo governo. É possível receber até R$ 2.230, proveniente do seguro-desemprego, sem necessidade de manter vínculo empregatício. Este artigo irá detalhar como se candidatar a este benefício.
Afinal, quem tem direito ao seguro-desemprego?

De forma resumida, o seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária concedida aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Na prática, sugere que o contratante finalizou o contrato de trabalho sem um motivo forte o suficiente para negar ao trabalhador o acesso a este benefício.
Não são todos os trabalhadores, no entanto, que têm direito ao seguro-desemprego. Existem alguns critérios de elegibilidade que devem ser cumpridos. Por exemplo, o trabalhador precisa ter sido dispensado sem justa causa ou ter solicitado a dispensa indiretamente, além de não ter renda própria suficiente para se sustentar e não estar recebendo benefícios da Previdência Social.
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Como se calcula o valor do seguro-desemprego?
Entender como o valor do seguro-desemprego é calculado é um passo fundamental para maximizar o benefício. O valor da prestação depende de uma série de fatores, tais como o salário anterior à demissão e o tempo trabalhado sob regime CLT. Por exemplo, para o trabalhador formal, o valor da parcela do seguro não pode ser inferior ao salário mínimo, que é de R$ 1.320,00 em 2023.
Para algumas categorias especiais de trabalho, como o doméstico, o pescador artesanal e o trabalhador resgatado, o valor da parcela será sempre igual ao salário mínimo. Logo, para conseguir o valor mencionado no início deste artigo (R$ 2.230), o trabalhador precisará possuir uma remuneração média de R$ 4.000.
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Como solicitar o seguro-desemprego?
É preciso ficar atento aos prazos para solicitar o seguro-desemprego. Após a demissão, você terá 120 dias para fazer essa solicitação. Existem três formas principais de fazer isso: através do Portal Emprega Brasil, em uma agência física da Caixa Econômica Federal ou em uma unidade do SINE.
Caso você tenha uma conta na Caixa Econômica Federal, o pagamento será feito diretamente nela. Senão, poderá efetuar o saque utilizando o Cartão do Cidadão, em uma casa lotérica, um correspondente Caixa Aqui ou nos caixas de autoatendimento da instituição.