Como Solicitar Seguro-Desemprego com a Carteira de Trabalho Digital?
Em um mundo cada vez mais conectado, a população brasileira segue acompanhando a evolução da tecnologia, utilizando recursos digitais até mesmo para demandas burocráticas. Segundos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até 2023, a Carteira de Trabalho Digital, uma ferramenta online disponível gratuitamente para dispositivos móveis, computadores e tablets, será usada para solicitar o seguro-desemprego em mais de 7,1 milhões de casos.
Como fazer a solicitação?
A Carteira de Trabalho Digital permite que os trabalhadores possam realizar todo o processo de solicitação do seguro-desemprego no conforto da própria casa, fazendo com que o processo seja mais cômodo e menos burocrático. Para realizar a solicitação é preciso:
- 1. Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no seu smartphone (disponível para Android e iOS);
- 2. Fazer login no aplicativo utilizando seu login do gov.br;
- 3. Selecionar a aba “Benefícios”;
- 4. Em “Seguro-Desemprego”, clicar em “Solicitar”;
- 5. Informar o número do requerimento;
- 6. Escolher a modalidade do benefício;
- 7. Ler e aceitar os termos e condições para iniciar a solicitação.
Contudo, vale lembrar que para obter o direito ao seguro desemprego é preciso que o trabalhador atenda a alguns requisitos, como ter sido demitido sem justa causa.
Leia Mais: Governo investe R$ 300 bilhões em indústrias brasileiras! Mais empregos?
Perfil dos pedidos
Ainda segundo o levantamento realizado pelo MTE, nos últimos quatro anos foram registrados 27,1 milhões de requerimentos para o benefício do seguro-desemprego. Desses requerimentos, 67%, ou seja, 18,2 milhões de pedidos, foram feitos via Carteira de Trabalho Digital.
Leia Mais: Data do pagamento de R$ 1.412 do PIS/PASEP se aproxima! Garanta que você irá receber
Atenção aos dados
É de fundamental importância que os dados dos trabalhadores esteja corretamente atualizados junto ao Ministério do Trabalho. Se houver qualquer divergência, antes de realizar a solicitação do benefício, o trabalhador deve solicitar ao empregador que realize as correções necessárias.
Quando as divergências não podem ser sanadas pelo empregador, como nos casos de cadastro de CPF ou Título de Eleitor, o cidadão deve procurar um posto de atendimento do MTE ou uma Agência do Trabalhador. Além disso, é possível tirar dúvidas através da Central de Atendimento Alô Trabalho pelo número 158.
Essa experiência digital reforça o quanto o uso da tecnologia pode facilitar a vida do cidadão, garantindo acesso aos benefícios de forma mais ágil e eficiente.