Corra! O prazo para resgate do PIS/PASEP 2023 está quase acabando: Saiba tudo aqui!
A contagem regressiva para o final do prazo de resgate do PIS/PASEP 2023 está em andamento, e o Governo Federal pede atenção redobrada aos cidadãos brasileiros. O período para o resgate do benefício teve início em fevereiro deste ano e se estende até o dia 28 de dezembro.
Ao todo, mais de 23 milhões de trabalhadores tiveram a oportunidade de ter o valor creditado em suas contas bancárias durante esse período
Entenda o funcionamento do calendário PIS/PASEP 2023

O calendário de saque desse benefício é dividido em duas etapas. Na primeira, os empregados de empresas privadas que são inscritos no Programa de Integração Social (PIS) são atendidos. Já na segunda etapa, quem é contemplado são os funcionários públicos cadastrados no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
O valor creditado aos trabalhadores variou de acordo com o tempo de atividade assalariada exercida em 2022, ano de referência. Estima-se que foram liberados um total de R$ 24 bilhões nesse período.
Leia Em Seguida: FGTS traz grande NOVIDADE na próxima semana
Quem tem direito ao resgate do PIS/PASEP 2023?
Para ter direito ao PIS/PASEP 2023 é necessário comprovar algumas elegibilidades, como cumprir o prazo de carência de pelo menos cinco anos inscritos em um dos programas. Além disso, o trabalhador também precisou ter suas informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e receber até dois salários mínimos.
Essas são regras indispensáveis para a concessão do benefício, além de verificar se o período trabalhado atende ao definido na tabela de valores determinada pelo calendário do PIS/PASEP 2023.
Leia Em Seguida: Como Receber até R$79.200 de Atrasados do INSS
Como ocorre a liberação dos valores?
A liberação dos valores é feita de maneira escalonada. Para os inscritos no PIS, é levado em consideração o mês de nascimento do trabalhador, e a Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela administração.
Por outro lado, para os trabalhadores que tem cadastro PASEP, a liberação dos valores é feita de acordo com o último dígito da inscrição, e o Banco do Brasil (BB) é responsável por sua gestão.
Após o dia 28 de dezembro de 2023, caso o trabalhador não tenha realizado o resgate, será necessário solicitar o PIS/PASEP junto à entidade responsável. Vale lembrar que o valor referente ao abono salarial fica disponível para o trabalhador durante cinco anos a partir da data do depósito.