Cronograma do PIS para 2024 não é definido e começa a preocupar trabalhadores!
No início deste ano de 2023, muitos trabalhadores se encontram em uma situação de incerteza em relação ao Programa de Integração Social (PIS). Normalmente, o calendário de pagamentos do PIS é anunciado no final de dezembro para o ano subsequente. Entretanto, graças aos atrasos causados pela pandemia, o cronograma de pagamentos ligado ao ano-base 2022 permanece em aberto.
Os atrasos na programação do PIS/PASEP criaram um intervalo de dois anos entre o ano-base e o início dos pagamentos. Essa situação deixa muitos trabalhadores angustiados, pois eles ficam incertos sobre quando receberão o valor do benefício referente ao ano-base 2022. As datas e os valores dos pagamentos do PIS permanecem indefinidos até o momento.
Como é calculado o valor do PIS/PASEP?
O valor do PIS/PASEP é determinado com base no salário mínimo em vigor no ano do pagamento. Considerando isso, é possível afirmar que o montante devido ao PIS em 2024 só será conhecido após o governo, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciar o valor do salário mínimo para 2024.
Leia mais: INSS divulga datas de pagamento em 2023 para aposentados e pensionistas: confira!
Quem tem direito ao PIS?
É importante salientar que a maior fatia do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que mantiveram empregos formais durante os 12 meses do ano-base. Para ser elegível para o recebimento do PIS referente ao ano-base 2022, é necessário se enquadrar em critérios específicos, os quais serão anunciados com a divulgação do novo calendário.
Leia mais: Bolsa Família anuncia aumento: conheça as datas e novo valor do benefício
Qual o canal oficial para atualizações?
As atualizações sobre o calendário de pagamentos serão divulgadas pelas autoridades competentes nos canais oficiais de comunicação. Esse procedimento visa garantir transparência e acesso às informações necessárias. É recomendado que os trabalhadores acompanhem esses canais para não perderem nenhum detalhe importante.