CUIDADO, Aposentados, Golpe da Prova de Vida vem crescendo! VEJA Como se proteger!
Um novo tipo de golpe tem sido aplicado, gerando prejuízos significativos para os aposentados, um dos grupos mais visados por criminosos devido à suposição de serem mais facilmente enganados. Trata-se do golpe da prova de vida online, uma estratégia que tem conseguido ludibriar inúmeras pessoas, levando a alerta do INSS, que atualmente possui mais de 39 milhões de segurados utilizando algum tipo de benefício previdenciário.
Como funciona o Golpe da Prova de Vida Online?

Os golpistas começam com o acesso às informações dos aposentados, e a partir disso, entram em contato com as vítimas informando sobre a necessidade de realização de uma perícia online. Este é um processo que, de fato, é realizado pelo INSS, e por isso, muitas vítimas acabam acreditando. Posteriormente, o criminoso solicita a confirmação de dados pessoais, bancários e o envio de uma foto e documentos escaneados.
Leia mais: Como o INSS ficará nesse final de 2023? Veja os serviços que vão funcionar!
Entendendo o Golpe da Prova de Vida Online
A perversidade do golpe se manifesta por aproveitar um processo real e familiar aos aposentados: a realização da prova de vida. O truque consiste justamente em fazer as vítimas acreditar que estão de fato lidando com o INSS, quando na realidade estão fornecendo informações críticas para criminosos. Dessa forma, além de terem acesso às contas bancárias da vítima, eles ainda podem utilizar os dados coletados para aplicar outros golpes em seus nomes.
Leia mais: Saiba como usar o Celular Seguro! Nova plataforma do governo contra roubo!
Como Proteger-se?
O INSS tem alertado sobre essa nova modalidade de golpe e dá algumas recomendações para não se tornar uma vítima:
- Utilize apenas os canais oficiais para realizar as suas consultas e operações, um deles é o Meu INSS.
- Nunca compartilhe seu login e senha.
- Mantenha os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, atualizados no aplicativo ou site do Meu INSS, ou pelo telefone 135.
- Não atenda às ligações que não forem feitas pelos números oficiais do Instituto.
- Não clique em links enviados por SMS e desconfie de mensagens não identificadas.
- Faça a confirmação de convocação para a perícia através do site ou aplicativo Meu INSS.
- Faça o monitoramento constante do seu CPF.
É importante também salientar que o INSS informa que não entra em contato direto solicitando dados ou envio de documentos.