Jornal dia
Seu jornal de notícias

Descubra agora Como Solicitar e Usar o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal!

0

A Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo Federal, desenvolveu o cartão cidadão com o principal objetivo de agilizar e facilitar o acesso do trabalhador brasileiro aos benefícios sociais e trabalhistas. Com ele, é possível consultar e receber benefícios como seguro-desemprego, Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial e mais.

Como solicitar o cartão cidadão?

Existem duas formas de solicitar o cartão cidadão: presencialmente ou por telefone. Se optar por fazer seu pedido presencialmente, basta ir até uma das agências da Caixa Econômica mais próximas à sua residência, munido do número do NIS/PIS/PASEP/NIT, um documento com foto oficial e o número do CPF. Por outro lado, a solicitação por telefone é um processo igualmente simples.

É só ligar para o número 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão), disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Desbloqueando e criando senha para o cartão cidadão

No momento da entrega, o cartão cidadão estará bloqueado. Para desbloqueá-lo e criar sua senha pessoal, você deve ir até uma agência da Caixa Econômica ou lotérica e apresentar um dos documentos de identificação com foto recente e legível: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (modelo novo), passaporte, carteira funcional, carteira profissional (CRM, CREA, OAB, etc) ou identidade militar.

Caso você esqueça sua senha ou a bloqueie após 3 tentativas de acesso, é possível recuperá-la em uma agência da Caixa ou por telefone, seguindo os mesmos passos de criação da senha original.

Usando o cartão cidadão para consulta de saldo

O saldo do Cartão Cidadão pode ser consultado de diversas formas: por meio dos aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador ou o próprio aplicativo da Caixa, ligando para o número de telefone fornecido pela central de atendimento da Caixa ou presencialmente, em uma das agências da instituição.

Leia Mais: STF retoma julgamento da revisão da vida toda do INSS! Confira

Qual a finalidade do Cartão do Cidadão?

O Cartão do Cidadão é destinado a cidadãos que possuem algum tipo de benefício social e têm a necessidade de receber este benefício fora de uma conta bancária. O cartão pode ser usado em Unidades Lotéricas, Correspondentes Bancários, Salas de Autoatendimento e Agências da Caixa Econômica Federal.

Porém, é importante ressaltar que se o beneficiário possui uma conta individual, como Poupança ou Conta Corrente na Caixa, o benefício pode ser recebido diretamente na conta, dispensando a necessidade do Cartão do Cidadão.

Solicitando a segunda via do cartão cidadão

Se você perdeu seu cartão cidadão ou foi vítima de roubo ou furto, pode solicitar a segunda via seguindo os mesmos passos da primeira solicitação. É importante lembrar que, para evitar fraudes e garantir a segurança, pode ser necessário informar novamente o número do PIS, RG e CPF.

Entender o que é e como funciona o cartão cidadão é fundamental para que o trabalhador brasileiro possa tirar proveito dos benefícios sociais e trabalhistas aos quais tem direito. Portanto, se você ainda não possui o seu, não perca mais tempo e faça a solicitação do seu agora mesmo!

Leia Mais: Urgente! Carlos Bolsonaro ESTÁ na mira da polícia? Entenda

Informações para o contato com a Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal está sempre à disposição para tirar suas dúvidas. Você pode entrar em contato através do número 111 ou visitar uma agência mais próxima. A matriz da Caixa está localizada no SBS Quadra 4 Lt 3/4, Asa Sul – CEP 70.070-140 Brasilía – DF. O CNPJ da Caixa Econômica Federal é 00.360.305/0001-04.

Para a consulta de saldos e extratos, como do FGTS, ou para a verificação de disponibilidade do Abono Salarial ou Seguro-Desemprego, a Caixa também oferece aplicativos que podem ser baixados em seu smartphone.