Descubra Como Desbloquear e Reativar seu Benefício do BPC pelo Aplicativo Meu INSS
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma salvaguarda que assegura um salário mínimo mensal para idosos e para pessoas com deficiência que provem a incapacidade de manter a sua própria subsistência. No entanto, diversos cidadãos têm enfrentado problemas referentes ao bloqueio desse benefício. A boa notícia é que há solução e é possível reativar o BPC através do aplicativo Meu INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu normas e criou uma tarefa no aplicativo Meu INSS com o objetivo de gerir os pedidos de reativação de BPC que foi suspenso ou bloqueado por falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico). Conforme estipulado pelo instituto, o servidor possui um prazo de 30 dias para atender ao pedido e normalizar a situação do requerente.
O que é o CadÚnico e qual sua importância para o BPC?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro governamental que, dentre suas funções, serve de parâmetro para que cidadãos em situação de vulnerabilidade social possam se inscrever em outros programas sociais. Dentre seus requisitos para que o cidadão tenha direito ao BPC, está a necessidade de estar cadastrado neste registro. O benefício equivale a um salário mínimo (R$ 1.320) e é pago para aqueles cidadãos que nunca contribuíram com o INSS, que sejam idosos ou pessoas com deficiência, e que tenham uma renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo (R$ 330).
Leia Mais: Novo Salário Mínimo Previsto para Subir 10,7% nos próximos dias! Veja o Valor e Data
Como reativar o BPC?
A reativação do benefício pode ser feita por meio do telefone 135, ou presencialmente nas agências da Previdência. No atendimento por telefone, que opera de segunda a sábado, das 7h às 22h, será necessário que o segurado informe que deseja reativar o BPC após atualizar os dados no CadÚnico.
Caso o requerente opte por um atendimento presencial, deverá agendar sua visita a uma agência do INSS através do telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, informando a necessidade de realizar um “atendimento específico”. Contudo, há uma opção mais cômoda, que é realizar o procedimento pela internet, no site Meu INSS, através da aba “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico”.
Leia Mais: Segunda fase do Desenrola Brasil Focado Em Brasileiros com baixa renda
Atualização do Benefício a cada dois anos: Por que é importante?
O BPC é um benefício que necessita de revisão e recadastramento a cada dois anos. A falta desse procedimento pode resultar em sua suspensão ou bloqueio. Nesses casos, é indispensável que o beneficiário regularize sua situação em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e, em seguida, comunique ao INSS a atualização de seus dados no CadÚnico.
Caso não realize essa etapa, o benefício poderá ser encerrado e, para resgatá-lo, será necessário fazer um novo requerimento de BPC. Portanto, é fundamental manter seus dados sempre atualizados para evitar problemas como o bloqueio do BPC.