Detran quer mudar o exame da CNH! Entenda como isso afetará você!
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelou em uma coletiva de imprensa que planeja padronizar os critérios de avaliação do exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida pretende principal diminuir a subjetividade na interpretação do avaliador e acelerar o processo de obtenção da carteira.
O que muda com a padronização dos processos administrativos?

O Detran pretende estabelecer Manuais de Padronização de Processos Administrativos divididos por áreas de interesse – veículos, CNH, multas e penalidades e exame prático de direção veicular. Esses manuais pretendem estabelecer um conjunto claro de diretrizes para treinar avaliadores e orientar procedimentos administrativos.
Leia mais: Grande Sorteio da Lotomania 2580 com Prêmio estimado em R$ 5,8 milhões acontecerá nesta sexta-feira!
A eliminação da subjetividade na avaliação
Atualmente, a reprovação de candidatos no exame prático pode ocorrer a partir de dois erros. Contudo, a interpretação desses erros é considerada por muitos muito subjetiva, podendo variar de um avaliador para outro. Isto leva à falta de consistência na avaliação dos exames.
Leia mais: Concurso da casa da moeda está disponível! Salario de até R$ 9 mil! Confira
Categorias CNH
As categorias válidas no Brasil, conforme estabelecido pelo Artigo 143 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), são as seguintes:
- Categoria A: Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
- Categoria B: Condutor de veículo motorizado, excluindo os abrangidos pela categoria A, com peso bruto total não superior a três mil e quinhentos quilogramas e lotação não superior a oito lugares, excluído o do motorista.
- Categoria C: Condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga com peso bruto total excedendo 3.500 kg.
- Categoria D: Condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros com mais de oito lugares, excluído o do motorista.
- Categoria E: Condutor de veículo abrangido pelas categorias B, C e D e de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre em uma dessas categorias, com reboque ou semirreboque com peso bruto total superior a 6.000 kg, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou ainda, que possua mais de uma unidade tratora.
Impacto para os candidatos e benefícios da padronização
O objetivo da padronização é trazer mais clareza e justiça para os candidatos ao exame prático para a obtenção da CNH. Ao estabelecer critérios objetivos e transparentes, o Detran espera tornar o processo mais eficiente, eliminando inconsistências nas informações, diferentes interpretações e retrabalhos. Isso deve contribuir para a redução de prazos e minimização de erros.
Um exemplo de padronização será a mudança na avaliação da baliza. Se o pneu do carro encosta no meio-fio durante o exercício, alguns avaliadores consideram falta. Com a padronização, haverá critérios objetivos para essa situação: o candidato só perderá ponto se a roda perder contato com o pavimento.
O plano é que as mudanças sejam implementadas ao longo do ano de 2024. Para mais informações atualizadas sobre a mudança, o Detran orienta que se acompanhe suas comunicações oficiais.