Jornal dia
Seu jornal de notícias

DIVULGADO! Pagamento do PIS/Pasep em 2024: Confira Quem tem Direito, Valores e Consultas!

0

Com o fim dos pagamentos do PIS/Pasep referente ao ano-base 2021, muitas pessoas têm questionado sobre as próximas etapas. Os trabalhadores que realizaram atividades em 2022 aguardam suas respectivas parcelas. Contudo, outras dúvidas ainda permeiam o cenário trabalhista brasileiro.

A certeza até o momento é de um novo pagamento no próximo ano, 2024. Mas como deve ocorrer? Qual é o valor provável? É importante lembrar que a situação ainda pode sofrer mudanças de acordo com orientações do Governo Federal. Descubra a seguir!

O que ocorreu com o PIS/Pasep nos últimos anos?

Com a pandemia de Covid-19, houve um ajuste no calendário de pagamentos do PIS/Pasep. Isso se deu porque os recursos destinados ao abono salarial foram direcionados para combater a doença. Portanto, o abono do ano-base 2020 foi pago apenas em 2022.

Na sequência, o pagamento referente a 2021 começou a ser efetuado em fevereiro de 2023. Por fim, para quem trabalhou no ano-base 2022, o pagamento será realizado apenas em 2024, caso não haja nenhuma mudança governamental.

Leia mais: Governo anuncia Novo auxílio de R$ 900 para estes brasileiros; veja se você vai receber

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2024?

Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado oficialmente por, no mínimo, 30 dias em 2022, recebendo até dois salários mínimos em média por mês. Além disso, os dados do trabalhador devem estar corretos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O PIS será pago pela Caixa Econômica Federal àqueles que estão na iniciativa privada; e o Pasep, feito pelo Banco do Brasil, será direcionado aos servidores públicos.

Leia mais: MUITO CUIDADO! ESTE ERRO pode fazer você PERDER seu BPC imediatamente!

Qual o valor do PIS 2024?

É determinado pelo salário mínimo do ano em que ocorre o pagamento. Portanto, para 2024, esse valor só será conhecido após o Governo Federal informar o valor do salário mínimo para o próximo ano.

O valor do abono é proporcional ao período trabalhado do ano-base, no caso, 2022. A representação do valor do benefício é igual ao salário-mínimo divisor por 12, multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.

Como consultar o PIS/PASEP 2023 online?

Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao saque por meio do site do Governo Federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Além disso, está disponível o telefone 158, da central Alô Trabalhador, para mais esclarecimentos.

A consulta online é simples: no site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial, é preciso entrar com o CPF, informar a senha e seguir as indicações na tela, conforme explicado anteriormente neste texto.