Jornal dia
Seu jornal de notícias

Empréstimo Consignado agora é Autorizado para Beneficiários do BPC: Saiba Mais!

0

Em uma nova medida realizada pelo Governo Federal, o empréstimo consignado foi autorizado para os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício é focado em idosos de mais de 65 anos e pessoas com deficiência, que recebem mensalmente uma parcela igual ao valor do salário mínimo.

Quais as Novas regras para o empréstimo consignado no BPC?

Essa nova facilidade de crédito traz consigo algumas regras que foram recentemente divulgadas. Muitas delas são semelhantes às estabelecidas pelo INSS para aposentados ou pensionistas. As principais são o pagamento do empréstimo que é efetuado por meio de descontos diretos na folha do benefício e a definição do percentual máximo de comprometimento do benefício com a operação, estabelecido pelo próprio INSS.

Quais são Regras para o crédito consignado para beneficiários do BPC

As normas para a contratação de crédito consignado para beneficiários do BPC seguem de perto as regras para aposentados e pensionistas. Mesmo que o valor recebido pelos beneficiários possa ser inferior, as regras atuais são:

  • Margem consignável de 45% do valor do benefício;
  • 35% destinados para empréstimo pessoal consignado;
  • 5% para cartão de crédito consignado;
  • 5% para cartão consignado de benefício;
  • Taxa de juros máxima de 1,76% ao mês para crédito pessoal;
  • Até 84 meses para o pagamento do empréstimo.

Detalhes sobre o empréstimo

Os valores desse percentual máximo podem chegar a até 45% do valor total do benefício. Esta taxa é dividida em 35% para empréstimo pessoal consignado, 5% para o cartão de crédito consignado e 5% para o cartão consignado de benefício. Adicionalmente, o teto de cobrança de juros do consignado não pode ultrapassar 1,76% ao mês e as parcelas devem ser pagas em até 84 meses.

Leia Mais: Veja quando receber e os critérios de elegibilidade do Abono Salarial PIS/PASEP!

Quais os valores do Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

Atualmente, o valor do BPC foi atualizado de R$ 1.320 para R$ 1.412, já que está baseado no salário mínimo. Com a possibilidade de solicitar um empréstimo consignado, aqueles que recebem esse benefício agora têm uma nova forma de aumentar seus rendimentos e facilitar algumas de suas despesas.

De acordo com as novas regras e possibilidades, pode-se dizer que essa medida pode ser considerada uma forma de auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso permite que elas tenham um maior acesso a recursos financeiros, a juros reduzidos e condições favoráveis para pagamento.

Portanto, é importante estar atento a todas as regras e detalhes para fazer um empréstimo consignado com segurança e precaução, analisando sempre as melhores opções e considerando todos os fatores.

Leia Mais: Saiba retornar ao Simples Nacional! Por que o MEI foi Desenquadrado? VEJA!