ENTENDA como funciona o CPF Digital e SAIBA o passo a passo para solicitar!
Os brasileiros estão cada vez mais familiarizados com a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), isto porque, desde 2024, o CPF é o documento oficial de identificação civil, desbancando o Registro Geral (RG).
A implementação dessa nova norma tem simplificado os processos de identificação, diminuindo a burocracia e aumentando a eficiência na prestação de serviços.
Leia mais: VEJA Prazo para adesão ao benefício Pé de Meia! NÃO PERCA!
Como posso emitir o CPF Digital?
Além de se tornar o principal número de identificação do cidadão, o CPF também passou por uma importante atualização nos últimos anos. Já em 2021, o documento passou a ter o formato digital, facilitando a sua consulta e atualização. A versão digital do CPF tem o mesmo valor jurídico do documento físico e pode ser acessada por meio do aplicativo oficial ou pelo site do governo federal.
Para obter o CPF Digital, o solicitante deve fazer o cadastro no site da Receita Federal, realizar o login da conta gov.br ou preencher os números do CPF/CNPJ.

O que é o CPF?
O CPF é uma base de dados gerida pela Receita Federal do Brasil. O cadastro é obrigatório para todos os contribuintes e armazena informações importantes desses cidadãos, como a renda, atividade profissional e situação fiscal. Além disso, tanto brasileiros quanto estrangeiros que morem no Brasil ou estejam de passagem pelo país podem solicitar o CPF.
Quais são os Documentos necessários para a emissão do CPF?
A lista de documentos para a emissão do CPF inclui:
- Documento de identificação oficial com foto do solicitante;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral,
Para os cidadãos menores de 16 anos, é necessário apresentar o documento de identidade de um dos pais ou responsável legal. Em casos de representação legal, também pode ser necessário apresentar outros documentos, como procuração, tutela ou termo de curatela, entre outros.
Todos esses documentos podem ser enviados por e-mail, garantindo mais praticidade e agilidade no processo de solicitação do CPF. A digitalização desse processo é mais um exemplo de como as tecnologias têm facilitado a vida cotidiana dos cidadãos, tornando a administração pública mais eficiente e acessível.
Leia mais: Lista de Documentos para Solicitar sua casa própria no Minha Casa Minha Vida e BPC! VEJA