Entenda o Cadastro Único e como famílias de baixa renda no Piauí podem se beneficiar!
Em um recente esclarecimento, o coordenador do Cadastro Único no Piauí, Jaelton Cardoso, desfeito várias dúvidas em relação à ferramenta que facilita o acesso a diversos benefícios sociais por parte de famílias de baixa renda. Isso inclui programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, desconto em conta de luz, obtenção da carteira do idoso, entre outros.
Como fazer o cadastro e quem tem direito?
As famílias interessadas podem fazer a inscrição de forma gratuita em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em seu município. As famílias que possuem uma renda per capita de até R$ 218 mensais têm direito a entrar no programa Bolsa Família.

O que fazer se o Bolsa Família for cancelado?
Algumas famílias encontram-se em uma situação onde seus benefícios do Bolsa Família foram cancelados. Em casos como esses, a orientação de Jaelton Cardoso é ir até o CRAS mais próximo para esclarecer a causa do cancelamento. Todos os 224 municípios do Piauí, assim como outros municípios do Brasil, estão passando por um processo de averiguação e qualificação cadastral.
Leia Mais: Concurso público da caixa: mais de 4 mil vagas! Confira
Outras dúvidas recorrentes sobre o Cadastro Único?
Quem recebe auxílio-doença pode fazer Cadastro Único?
Aqueles que recebem o auxílio-doença devem ir até o CRAS onde será realizado um estudo financeiro baseado na composição familiar.
Quem tem cegueira monocular tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)?
Em casos de cegueira monocular, a pessoa deve levar um atestado médico até o CRAS. A Assistência Social do município vai analisar a deficiência apresentada.
Aposentados têm direito ao Bolsa Família?
Pessoas aposentadas não se qualificam para o Bolsa Família.
Auxílio-gás: Quem tem direito?
Para ter direito ao auxílio-gás, é necessário estar inscrito no CadÚnico. A orientação é ir até o CRAS para solicitar a inclusão no benefício, que é pago a cada dois meses por meio de um valor adicional no Bolsa Família.
Leia Mais: Saiba tudo que você precisa para receber seu PIS de R$ 1.412! Confira