Jornal dia
Seu jornal de notícias

Erros de Enquadramento no Simples Nacional Geram Pendências INEXISTENTES! VEJA!

0

Desde o início de janeiro de 2024, muitos usuários estão enfrentando dificuldades para enquadrar micro e pequenas empresas no Simples Nacional, um regime tributário diferenciado. Segundo os relatos, a plataforma do e-CAC aponta a existência de “pendências cadastrais e/ou fiscais”, que ao serem verificadas, não condizem com a realidade.

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário especial, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Este regime é voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e envolve a união, estados, distrito federal e municípios.

O Simples Nacional é gerido por um Comitê Gestor composto por oito integrantes, sendo quatro da Secretaria da Receita Federal do Brasil, dois dos estados e do distrito federal e dois dos municípios.

Erros de Enquadramento no Simples Nacional Geram Pendências INEXISTENTES! VEJA!
Erros de Enquadramento no Simples Nacional Geram Pendências INEXISTENTES! VEJA!

Leia mais: Antecipação do Pagamento do Bolsa Família! Quem Recebe Primeiro? VEJA!

Quais pendências foram reportadas ao Simples Nacional?

Os usuários reportam que ao fazer a solicitação de adesão ao Simples Nacional pela plataforma do e-CAC, são informados sobre a existência de pendências cadastrais e fiscais. Todavia, ao conferir a situação real das empresas junto às secretarias de fazenda estaduais, essas pendências não são encontradas.

O microempresário Carlos Marchi, por exemplo, teve seu pedido de inclusão no Simples Nacional barrado por uma suposta pendência com o estado de São Paulo. Contudo, ao conferir a situação no posto fiscal da Secretaria da Fazenda, nenhuma pendência foi encontrada.

Quais dificuldades foram enfrentadas no enquadramento do Simples Nacional?

1. Plataforma do e-CAC indica pendências inexistentes:

  • Usuários relatam problemas ao tentar aderir ao regime.
  • Sistema aponta “pendências cadastrais e/ou fiscais” que não condizem com a realidade.
  • Microempresário Carlos Marchi teve seu pedido barrado por suposta pendência em São Paulo, mas não havia nada no sistema da Secretaria da Fazenda.

Leia mais: Importância de Benefícios como Vale-Alimentação AUMENTA! VEJA PORQUE!

Quais as possíveis soluções?

  • Investigação das causas do problema.
  • Correção das falhas nos sistemas.
  • Melhoria na comunicação entre os órgãos responsáveis.
  • Agilização do processo de regularização das pendências.

O que Secretaria da Fazenda comentou sobre o pedido do Simples Nacional?

A Secretaria da Fazenda de São Paulo, por sua vez, garantiu que não há erros ou indisponibilidades em seus sistemas, que possam dificultar o pedido de opção pelo Simples Nacional.

Conforme a Secretaria, os processos de regularização da situação do contribuinte estão agendados para ocorrerem nos dias 11, 18, 25 de janeiro e 1 e 8 de fevereiro. Além disso, caso a regularização da pendência tenha ocorrido em dias próximos ao processamento, é possível que sua indicação ainda permaneça na consulta.