Jornal dia
Seu jornal de notícias

Expectativa pela antecipação do 13° salário do INSS para aposentados! Confira

0

Temos boas notícias para aposentados ou pensionistas do INSS! Mesmo que janeiro ainda esteja na fase de recebimento dos proventos, muitos já estão na expectativa da antecipação do 13° salário. Essa esperança é compartilhada por milhões de brasileiros que aguardam o tão desejado pagamento do benefício de abono natalino.

No entanto, essa antecipação do benefício vem recheada com diversas questões relevantes para todos os beneficiários. Questões como os valores, o calendário de pagamentos e as opções de antecipação são importantes e estão no topo da lista. Siga conosco nessa leitura e confira o que já se sabe sobre essa possível antecipação!

  • Quem tem direito ao 13º salário do INSS em 2024?
    • Todos os segurados do INSS, exceto os beneficiários do BPC ou RMV.
  • Como ocorre o pagamento do 13° do INSS?
    • Em duas parcelas, sendo a primeira paga em agosto e a segunda em novembro.
  • Haverá antecipação do 13° em 2024?
    • Ainda não há confirmação oficial, mas é possível que o pagamento seja antecipado para maio e junho.

Quem tem direito ao 13º Salário do INSS em 2024?

Expectativa pela antecipação do 13° salário do INSS para aposentados! Confira
Expectativa pela antecipação do 13° salário do INSS para aposentados! Confira

O 13° salário do INSS para o ano de 2024 será concedido a todo e qualquer beneficiário que seja vinculado à Previdência Social.

Para fazer uma consulta referente aos valores, é possível acessar o site Meu INSS ou o aplicativo de mesmo nome, ou ainda através do telefone 135. Cabe ressaltar que a ausência do benefício se dá para os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Como ocorre o pagamento do 13° do INSS?


O pagamento do 13° salário do INSS ocorre em duas parcelas, sendo a primeira paga no mês de agosto e a segunda no mês de novembro. O valor do 13° salário é calculado com base no valor do benefício recebido no mês de dezembro do ano anterior.

Primeira parcela

A primeira parcela do 13° salário do INSS corresponde a 50% do valor do benefício. Ela é paga juntamente com os benefícios do mês de agosto.

Segunda parcela

A segunda parcela do 13° salário do INSS corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da primeira parcela. Ela é paga juntamente com os benefícios do mês de novembro.

Quem tem direito ao 13° salário do INSS?

Têm direito ao 13° salário do INSS os seguintes segurados:

  • aposentados;
  • pensionistas;
  • auxílio-doença;
  • auxílio-acidente;
  • auxílio-reclusão;
  • salário-maternidade;
  • auxílio-acidente de trabalho;
  • auxílio-reclusão de trabalho.

“Haverá antecipação do 13° em 2024?”

Entre os anos 2020 a 2023, o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS foram antecipados para os meses de maio e junho. Até agora, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda não se pronunciou se haverá uma antecipação do abono natalino para aposentados e pensionistas ainda no 1° semestre de 2024.

Aguardamos então a confirmação oficial e estamos na expectativa para que esses beneficiários possam contar com essa antecipação. Portanto, é possível que as datas de pagamento fiquem assim: 1ª parcela – depósito em maio, de 24/05 a 07/06. E 2ª parcela – depósito em junho, de 24/06 a 05/07.

Lembre-se que as informações oficiais sempre serão divulgadas pelos canais de comunicação do INSS. Portanto, esteja atento e qualquer novidade, iremos informar!