Jornal dia
Seu jornal de notícias

FGTS 2024 Terá Grandes Mudanças VEJA as novidades!

0

No próximo ano, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode sofrer importantes alterações que afetarão diretamente os trabalhadores que possuem saldo no fundo. As informações são preliminares e o governo ainda está avaliando as possíveis mudanças, mas é essencial que os trabalhadores estejam atentos para entender como isso pode impactar seus benefícios.

Como funciona o FGTS e terá alteração?

FGTS 2024 Terá Grandes Mudanças VEJA Quais!
FGTS 2024 Terá Grandes Mudanças VEJA Quais!

O FGTS, criado na década de 1960, funciona como uma proteção ao trabalhador demitido sem justa causa. No entanto, ao longo dos anos, novas formas de saque foram implementadas, o que pode sofrer alterações em 2024.

Leia mais: Correção da Tabela do IR Fora do Orçamento de 2024!

Quais são as possíveis mudanças no FGTS?

De acordo com as informações que estão sendo divulgadas, o governo federal está analisando a possibilidade de excluir uma das modalidades de saque. O foco dessa alteração é evitar prejuízos ao trabalhador, pois hoje, ao optar por essa modalidade, ele fica restrito a apenas uma retirada parcial do fundo, o que o impede de acessar o saldo completo quando demitido sem justa causa.

A única retirada permitida é a da multa rescisória de 40% do FGTS.

Essa restrição é vista como injusta pelo governo, já que o valor é um direito do trabalhador. Por isso, a intenção é que todos os trabalhadores voltem para o esquema comum de retirada. Entretanto, há um entrave considerável para essa mudança: muitos trabalhadores já anteciparam essa retirada para os próximos anos.

Leia mais: Programa Minha Casa, Minha Vida: 500 Mil Contratos Assinados em 2023!

Qual a solução estudada pelo governo?

Para contornar essa situação, uma das soluções estudadas é permitir que o trabalhador possa realizar a retirada do fundo mesmo em caso de adesão ao saque-aniversário. Contudo, optando por esse caminho, o trabalhador não poderá voltar para a modalidade, caso ela continue existindo.

Embora essas mudanças ainda estejam em análise, a definição sobre o caso deverá ser confirmada nos meses seguintes. Portanto, é essencial que os trabalhadores fiquem sempre atualizados para garantir seus direitos.