Jornal dia
Seu jornal de notícias

FGTS bloqueado? Saiba COMO resolver e Sacar o Seu Dinheiro!

0

Em pleno 2023, o país no centro de um cenário financeiro conturbado, o bloqueio do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – desponta como mais um desafio aos brasileiros. Sendo um vital aoivador aos trabalhadores, ter o acesso interrompido a esse lastro monetário tende a amplificar o sentimento de frustração. Mas antes de tudo, respire fundo. Há soluções e é sobre elas que vamos falar.

Nosso primeiro passo é entender o porquê do bloqueio do FGTS. A causa desses impedimentos pode se originar de situações distintas como demissão por justa causa, rescisão contratual por iniciativa do trabalhador e até pela antecipação do saque desses recursos. Para cada cenário citado, existem condições específicas a serem consideradas. Mas, vamos por partes.

Quais os motivos que levam ao bloqueio do FGTS?

FGTS bloqueado? Saiba COMO resolver e Sacar o Seu Dinheiro!
FGTS bloqueado? Saiba COMO resolver e Sacar o Seu Dinheiro!

Imagine o seguinte: você é demitido por justa causa. Nesse caso, o acesso total ao FGTS se encontra barrado, bem como à multa rescisória. E mais, o direito ao seguro-desemprego é automaticamente perdido. Nesse contexto igualmente angustiante se encaixa o indivíduo que resolve pedir demissão. A entrega do cargo implica em um bloqueio em seu fundo de garantia. Essa é uma má notícia, em especial se o caixa emergencial for uma necessidade.

Outra ocasião que resulta em bloqueio parcial do FGTS é quando o trabalhador resolve antecipar o saque desse fundo. Apesar de uma parte considerável desses recursos ficar disponível para o saque, uma parcela permanece retida no Fundo como uma maneira de garantir o valor antecipado ao banco.

Leia mais: Passo a passo para antecipar o FGTS e receber o seu saque HOJE (10/11)

Como desbloquear o FGTS? Conheça algumas estratégias:

Com a compreensão dos mecanismos que culminam no bloqueio, é oportuno elencar algumas estratégias para driblar essa situação. Abordaremos aqui dois caminhos possíveis: o recurso do saque-aniversário e a opção pela antecipação desse mesmo mecanismo.

O saque-aniversário permite ao trabalhador a retirada anual de uma porção dos recursos acumulados nas contas ativas e inativas do FGTS, isso na data em que comemora mais um ano de vida.

Leia mais: Salário Mínimo 2024 pode chegar em R$1.421 QUAL Será o Impacto?

A antecipação do saque-aniversário, como isso funciona?

Caso o trabalhador necessite dos recursos do FGTS antes da chegada de seu aniversário, a opção pela antecipação do saque-aniversário pode ser uma escolha inteligente. Com essa modalidade, é viável receber o valor correspondente ao saque dos próximos dez anos, e o melhor, sem a necessidade de aguardar a chegada do aniversário. O dinheiro é transferido para a conta do trabalhador em período de até 30 minutos.

Porém, é fundamental esclarecer que essa antecipação implica em um empréstimo e, portanto, há cobrança de juros e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Portanto, esteja bem informado acerca das condições que envolvem essa modalidade de crédito antes de aderir.

Como em todas as decisões financeiras, é essencial agir com consciência e buscar o aconselhamento adequado. Não esqueça: acessar o seu FGTS é plenamente viável e, na maioria das vezes, pode fazer diferença positiva nas suas finanças pessoais!