Jornal dia
Seu jornal de notícias

Grande novidades chegaram no Programa Bolsa Família de Outubro 2023

0

No mês de Outubro de 2023, beneficiários do Programa Bolsa Família têm gratas surpresas a espera. Para muitos, esses acréscimos e antecipações de pagamentos são consideradas um suspiro de alívio em meio a um período econômico desafiador. O avanço das inovações humanizadas do programa são importantes para garantir que os participantes desfrutem de todos esses benefícios.

Neste mês, três acréscimos importantes devem ser anunciados. Primeiramente, desbloqueios de pagamentos para os beneficiários que se encontravam impedidos de receber o auxílio por falta de atualização cadastral. Só no mês de Outubro, foi divulgado pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que 297,4 mil famílias foram canceladas do programa devido à este tipo de problema.

Novas inclusões de beneficiários no Programa Bolsa Família

Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Adicionalmente, novas famílias se tornaram elegíveis ao programa, com um montante de 241,7 mil novos beneficiários. Recorda-se assim, da importância de manter os dados cadastrais atualizados dentro do programa, para evitar problemas como bloqueios e suspensões que levam até três meses para serem reativados.

Leia Mais: STF debate alterações no FGTS: impactos possíveis no Minha Casa Minha Vida

Quais são as três novidades do Programa?

As novidades que Outubro reserva aos beneficiários do Programa Bolsa Família são: Adicional para nutrizes, o pagamento retroativo e por último mas não menos importante, a antecipação do benefício para determinadas regiões do país.

Leia Mais: Saiba criar sua conta no Cadastro Único e agendar serviços no aplicativo

Compreendendo as novidades do Programa Bolsa Família

A introdução do adicional para nutrizes se dá com a finalidade de socorrer financeiramente as mães que estão no período de amamentação. O auxílio extra de R$ 50,00 passará a ser concedido por até 6 meses, tendo em vista a indispensabilidade da amamentação para o desenvolvimento saudável dos lactentes.

Quanto ao pagamento retroativo, famílias que tiveram suas parcelas bloqueadas e conseguiram regularizar sua situação cadastral receberão o retroativo sem a necessidade de se deslocar até uma agência bancária. Graças ao aplicativo Caixa Tem, é possível ter acesso ao valor retroativo de forma simples.

Por fim, a última novidade é a antecipação do pagamento unificado para 300 municípios dos estados do Amazonas (AM), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). Esta ação ocorre devido ao estado de emergência e calamidade por que passam estas regiões, unificando assim, a data de recebimento do benefício independentemente do número de NIS (Número de Inscrição Social) do beneficiário. Estima-se que aproximadamente 960 mil famílias em mais de 300 municípios estarão sendo beneficiadas por este repasse antecipado.

Calendário Bolsa Família

Esse é o calendário de pagamento para Outubro:

  • – NIS terminando em 1: em 18 de Outubro;
  • – NIS terminando em 2: em 19 de Outubro;
  • – NIS terminando em 3: em 20 de Outubro;
  • – NIS terminando em 4: em 23 de Outubro;
  • – NIS terminando em 5: em 24 de Outubro;
  • – NIS terminando em 6: em 25 de Outubro;
  • – NIS terminando em 7: em 26 de Outubro;
  • – NIS terminando em 8: em 27 de Outubro;
  • – NIS terminando em 9: em 30 de Outubro;
  • – NIS terminando em 0: em 31 de Outubro.