Indenização Auxílio Brasil: Como saber se tenho direito aos R$ 15 mil?
A Caixa Econômica Federal confirmou a liberação de uma consulta para a indenização de R$ 15 mil. Esta quantia será destinada a antigos beneficiários do Auxílio Brasil que tiveram seus dados vazados indevidamente no ano de 2022. Vamos entender melhor o caso e como saber se tem direito a este pagamento.
O vazamento dos dados ocorreu no ano passado e teve repercussões negativas expressivas para a Caixa, gestora do auxílio. Agora, a Caixa está na iminência de indenizar os cidadãos prejudicados no valor mencionado. A consulta estará disponível gratuitamente com o auxílio do Instituto Sigilo.
Quais dados foram vazados do Auxílio brasil?

Conhecer quais informações foram expostas pode ser essencial para entender se você foi, de fato, afetado pelo vazamento. Os dados supostamente vazados incluem:
- Nome completo;
- Registro do CPF;
- Número de parcelas recebidas;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Número do Cartão do Benefício;
- Endereço
Leia Mais: Caixa começa a pagar parcela do Bolsa Família de outubro
Como verificar se tenho direito à indenização?
Segundo estimativas do Instituto Sigilo, aproximadamente 471 mil pessoas podem ser elegíveis para a indenização. Para checar seus dados e verificar se você tem direito ao valor, será necessário informar:
- Nome completo;
- E-mail;
- CPF;
- Número de telefone.
Pode realizar a consulta clicando aqui
Leia Mais: Calendário INSS: Veja os dias de pagamento da aposentadoria para outubro
O que a Caixa Econômica Federal diz sobre o vazamento de dados?
A Caixa Econômica Federal, por sua vez, tem reiterado que realizou um levantamento de informações para apurar o ocorrido, mas que não identificou ferramentas que confirmam a culpa da instituição no vazamento. Apesar da decisão judicial em favor dos beneficiários, o banco pretende recorrer e contra-argumentar os pontos levantados em juízo.
Ainda assim, os brasileiros elegíveis se mantém expectantes acerca da possibilidade da indenização, visto que o vazamento causou preocupações significativas referentes à segurança de suas informações pessoais.