Jornal dia
Seu jornal de notícias

Inscrições para concurso da Petrobras vão até 31 de janeiro! VEJA VAGAS e Salários!

0

As inscrições para o concurso público da Petrobras foram reabertas. Inicialmente suspensas na primeira semana de janeiro para modificação no sistema de inscrições, o prazo agora se estende até 31 de janeiro às 18h, horário de Brasília. O concurso é destinado para o preenchimento de 916 vagas de nível técnico.

A companhia decidiu ampliar de 19 para 40 o número de cidades onde as provas objetivas serão aplicadas. Isso inclui as capitais de todos os 27 estados do Brasil. A plataforma de inscrições para o concurso precisou ficar inativa de 3 a 7 de janeiro para a inclusão das novas cidades no sistema. Com isso, tanto novos inscritos quanto candidatos previamente cadastrados poderão alterar o local de prova até o encerramento das inscrições, em 31 de janeiro.

Por que a ampliação de locais de prova do Concurso Petrobras?

Inscrições para concurso da Petrobras vão até 31 de janeiro! VEJA VAGAS e Salários!
Inscrições para concurso da Petrobras vão até 31 de janeiro! VEJA VAGAS e Salários!

De acordo com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, o objetivo da expansão dos locais de prova é democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional. Isso aumenta a chance de candidatos de diferentes regionais do Brasil poderem se inscrever. A taxa de inscrição é fixada em R$ 62,79 e a prova será aplicada em 24 de março de 2023.

Leia mais: Prepare-se Agora: INSS Planeja Novo Concurso com mais de 8.300 Vagas para 2024!

Como será feita a distribuição de vagas e cargos?

O concurso oferecerá um total de 916 vagas com salário inicial de R$ 5.878,82. Além disso, haverá 5.496 vagas para cadastro de reserva. As vagas são destinadas para profissionais de áreas como: enfermagem do trabalho; inspeção de equipamentos e instalações; logística de transportes; manutenção; operação; projetos, construção e montagem; química de petróleo; segurança do trabalho e suprimento de bens e serviços.

Pela primeira vez na história da Petrobras, 20% das vagas são destinadas para pessoas com deficiência. Este percentual é 4 vezes superior ao de 5% estabelecido por lei. A empresa também destina 20% das vagas para negros, conforme determina a legislação.

Leia mais: PIS/Pasep: Abono Salarial Beneficiará 24 Milhões de Trabalhadores

Quais são as metas da Petrobras?

Essa iniciativa de reserva de vagas acima da exigência legal se alia a outras metas de inclusão da empresa. A Petrobras se propõe a ter 25% de seus cargos de liderança preenchidos por pessoas negras e 25% por mulheres até o ano de 2030.

Além do número de vagas reservadas, a Petrobras também tomou outras medidas neste concurso para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Uma delas diz respeito ao prazo de validade do laudo que comprova a deficiência, que foi aumentado para 36 meses. Além disso, a companhia também fornecerá tecnologias assistivas no dia das provas, conforme a necessidade do candidato.

Para mais informações sobre os requisitos de formação para cada área e a quantidade de vagas por cidade, verifique o edital do processo.

Qual a data da Prova do Concurso Petrobras?

A prova será realizada no dia 24 de março de 2024. Com a ICMBio retomando as inscrições, aqueles que têm interesse em participar deste concurso público devem se inscrever o quantoquanto antes antes. As vagas disponíveis são para diversas áreas, oferecendo uma boa oportunidade para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Além disso, a inclusão de vagas para PCDs e pessoas negras demonstra o compromisso da Petrobras com a inclusão e a diversidade em seu quadro de funcionários.