Jornal dia
Seu jornal de notícias

Tudo Sobre o Cadastro Único 2024! Consulta e Como se inscrever!

0

Cadastro Único ou CadÚnico, conhecido portal de entrada para diversos programas dos benefícios sociais do Governo Federal, traz novas diretrizes e modificações para o ano de 2024.

Desde a chegada do novo estrategismo do programa Bolsa Família, novas regras foram aplicadas no intuito de melhor atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. Agora, a verificação cadastral acontecerá com as famílias que apresentarem renda igual ou inferior a meio salário mínimo, no entanto, o recálculo poderá apontar em alguns casos um valor acima dos R$ 651.

Como consultar o Cadastro Único 2024?

Tudo Sobre o Cadastro Único 2024! Consulta e Como se inscrever!
Tudo Sobre o Cadastro Único 2024! Consulta e Como se inscrever!

Para realizar a consulta, é possível acessar o site do Ministério da Cidadania, baixar o aplicativo oficial Cadastro Único ou ligar para o número 0800 707 2003. A consulta online do CadÚnico pode ser a opção mais rápida e prática: basta acessar o site da plataforma, selecionar “Consulta Cidadão”, inserir os dados requisitados e clicar em “Emitir”.

Leia mais: Concurso Petrobras Reabre Inscrições! VEJA Mudanças no Edital!

Quem pode se inscrever no Cadastro Único 2024?

O Cadastro Único é voltado para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que a renda bruta mensal pode ser de até meio salário mínimo per capita. Apesar disso, ainda há exceções, como quando um benefício exige inscrição no Cadastro Único. Além disso, pessoas que moram sozinhas ou em situação de rua também podem se inscrever.

  • Famílias com renda bruta mensal de até meio salário mínimo per capita
  • Exceções, como quando um benefício exige inscrição no Cadastro Único
  • Pessoas que moram sozinhas ou em situação de rua

Quais detalhes eu tenho que saber para me inscrever no Cadastro Único 2024?

O Governo recomendou que seja designado um membro responsável pela família (preferencialmente uma mulher) e que essa pessoa precisa ter pelo menos 16 anos e residir na mesma casa que os demais membros. Além disso, é importante que seja apresentado o CPF ou Título de Eleitor do responsável.

  • Designar um membro responsável pela família
  • Pessoa responsável ter pelo menos 16 anos e residir na mesma casa
  • Apresentar CPF ou Título de Eleitor

Leia mais: Banco Central faz Greve de 24 horas na Quinta-feira (11)! VEJA Por quê!

Quais atualizações sobre o Cadastro Único 2024 tenho que saber?

Ainda que não haja prazos divulgados para atualizações em 2024, analisando o último ano, o governo concedeu um prazo de 60 dias a partir de abril para que os beneficiários atualizassem suas informações nas unidades do CRAS ou postos do CadÚnico, cujo prazo finalizou em 16 de junho.

Portanto, esteja sempre atento às informações e atualizações. Garanta a sua participação nos benefícios sociais do Governo Federal através do Cadastro Único.

  • Não há prazos divulgados para atualizações em 2024
  • Ano passado, governo concedeu prazo de 60 dias para atualização
  • Fique atento às informações e atualizações

O que é o NIS do Cadastro Único?

O Número de Identificação Social (NIS) é o número de inscrição do cidadão no Cadastro Único. NIS e Programa de Integração Social (PIS) são o mesmo número, e o que muda é a base de dados onde o número foi cadastrado. O número PIS é criado ao conseguir o primeiro emprego.

Os benefícios do CadÚnico vão além dos já mencionados anteriormente. Para saber mais sobre os programas que utilizam o CadÚnico, continue a leitura.

Quais os Benefícios do Cadastro Único?

O CadÚnico dá acesso a uma série de programas. Entre eles estão o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Bolsa Verde de Apoio à Conservação Ambiental, Programa Nacional de Reforma Agrária, entre outros. Para mais informações acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Social.

  • Bolsa Família
  • Benefício de Prestação Continuada
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Programa Bolsa Verde de Apoio à Conservação Ambiental
  • Programa Nacional de Reforma Agrária

Lembramos que a inscrição no CadÚnico deve ser feita de forma presencial em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade ou por meio do pré-cadastro pelo aplicativo do CadÚnico. Para evitar fraudes, a entrevista do Cadastro Único é gratuita.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!