Inscrições para Concurso Nacional Unificado encerram HOJE! VEJA ETAPAS!
Hoje, a Fundação Cesgranrio encerra as inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU). As provas estão marcadas para o dia 5 de maio, com divulgação dos resultados prevista para 30 de julho.
Como será as etapas e provas do Concurso Nacional Unificado?
Para efetivar a inscrição, os candidatos escolheram um bloco de conhecimento e definiram a ordem de preferência das vagas. Agora, é importante entender a estrutura das etapas e provas do certame.
Para os cargos de nível superior, o concurso é composto por até três fases, a depender do cargo escolhido. Independentemente da opção, todos os sete editais têm características similares.
A primeira etapa consiste em uma prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva. Esta pode conter questões de conhecimento geral ou específico.
- Nível superior: até três fases, a depender do cargo.
- Primeira etapa: prova objetiva (70 questões) e prova discursiva (dependendo do cargo).
- Segunda etapa: prova de títulos (para alguns cargos).
- Terceira etapa: curso de formação (para alguns cargos).
Leia mais: Concurso chama atenção com mais de 2 mil vagas e salários de até quase R$ 19 mil!
Quais serão os conteúdos do Concurso Nacional Unificado?
Nas avaliações, as provas objetivas contêm 20 questões de conhecimentos gerais. Essas abordam políticas públicas, democracia e cidadania, Constituição Federal, Programa Nacional de Direitos Humanos, entre outros temas.
As 50 questões de conhecimentos específicos variam conforme o edital. No entanto, cada uma está organizada em cinco blocos temáticos de conteúdo, correspondendo a um para cada edital.
Isso implica que o peso de cada parte da avaliação pode mudar de acordo com cada especialidade. Por consequência, as notas finais podem divergir entre os candidatos para cada cargo.
Na prova discursiva, a correção é feita somente caso o candidato atinja 40% de acertos na prova objetiva. A proporção corresponde a até nove vezes o número total de vagas ofertadas para o cargo.
Como será a segunda fase do Concurso Nacional Unificado?
A segunda fase do concurso, quando aplicável, consiste na prova de títulos. Nesse caso, os candidatos devem apresentar comprovantes de mestrado, doutorado, entre outros títulos.
A terceira etapa, válida para alguns cargos, é o curso de formação. Com caráter classificatório e eliminatório, ele visa a capacitar os candidatos a obter conhecimentos específicos para o cargo.
Leia mais: Minha casa minha, vida vai proporcionar quase 900 novas moradias? Entenda
Quais os melhores editais para nível médio e ensino técnico?
Para o edital de nível médio e ensino técnico, a primeira etapa é composta por prova objetiva e redação. As questões objetivas abordam língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira, e a segunda etapa consiste em prova de títulos.
Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, a prova foi desenhada para avaliar o conhecimento dos candidatos sobre a realidade do país. A ideia é selecionar candidatos com capacidade analítica e interpretativa, bem como conhecimento na área de formação.
Os candidatos do Concurso Nacional Unificado farão provas em dois turnos no dia 5 de maio. De manhã, serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva. À tarde, será a vez das provas objetivas de conhecimentos específicos.
Todas as informações sobre o concurso podem ser encontradas no portal gov.br/concursonacional.