INSS anuncia reajuste nos benefícios em janeiro 2024 para combater inflação
Os extratos dos benefícios e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para janeiro de 2024 já estão disponíveis para consulta. Eles mostram os reajustes relacionados ao aumento do salário mínimo e à correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Depósitos da nova margem salarial começam no final de janeiro
Segundo o INSS, o crédito para quem recebe até um salário mínimo será depositado entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. O reajuste de 6,97% beneficiará aproximadamente 26 milhões de pessoas.
Leia mais: Como a Inflação do INPC Impacta o Reajuste do INSS! VEJA!
Pagamentos para quem ganha acima do mínimo iniciam em fevereiro
Para os brasileiros cuja remuneração é superior a R$ 1.412, o piso nacional, o pagamento com reajuste de 3,71% será efetuado a partir de 1º de fevereiro. Esse grupo, com mais de 13 milhões de beneficiários, receberá um acréscimo no valor do benefício.
Leia mais: Aumente seus benefícios da Aposentadoria com a Carteirinha do Idoso! SOLICITE!
Reajuste é proporcional para segurados que entraram em 2023
Aqueles que recebem mais do que um salário mínimo e começaram a receber o benefício em 2023 terão os valores reajustados proporcionalmente ao mês de concessão. A variação irá de 0,55%, para quem passou a receber benefícios em dezembro de 2023, até o percentual total de 3,71%, para quem se tornou beneficiário em janeiro de 2024.
Como ter direito ao INSS?
Tem direito ao INSS qualquer pessoa que exerça atividade remunerada e contribua para a Previdência Social.
Os segurados do INSS podem ser classificados em três grupos:
- Segurados obrigatórios: são aqueles que exercem atividade remunerada e são obrigados a contribuir para a Previdência Social, como trabalhadores com carteira assinada, trabalhadores autônomos, trabalhadores avulsos, trabalhadores domésticos, empregados domésticos, segurados especiais e facultativos.
- Segurados facultativos: são aqueles que não exercem atividade remunerada, mas optam por contribuir para a Previdência Social, como estudantes, donas de casa, desempregados e aposentados.
- Segurados especiais: são aqueles que exercem atividades consideradas insalubres ou perigosas, como mineradores, trabalhadores rurais, pescadores e policiais.
Os segurados do INSS têm direito a diversos benefícios, como:
- Aposentadoria: benefício pago aos segurados que atingiram a idade ou o tempo de contribuição exigidos.
- Pensão por morte: benefício pago aos dependentes do segurado que morreu.
- Auxílio-doença: benefício pago aos segurados que estão temporariamente incapacitados para o trabalho.
- Auxílio-acidente: benefício pago aos segurados que ficaram incapacitados para o trabalho em decorrência de acidente de trabalho ou doença ocupacional.
- Salário-maternidade: benefício pago às seguradas que estão em licença maternidade.
- Salário-família: benefício pago aos segurados que têm filhos ou dependentes menores de 14 anos.
- Auxílio-reclusão: benefício pago aos dependentes do segurado que está preso.
Para ter direito aos benefícios do INSS, os segurados devem cumprir os requisitos estabelecidos na legislação previdenciária.
Como verificar seu extrato e data de pagamento?
Os segurados podem verificar o extrato e a data de pagamento tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS quanto pela Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Informações adicionais sobre a tabela de reajuste podem ser encontradas na portaria do Ministério da Previdência Social.
O aumento visa reduzir os impactos da inflação
O aumento nos benefícios e auxílios do INSS busca amortecer os impactos da inflação e aumentar o poder de compra dos cidadãos. No entanto, vale lembrar que essa elevação segue o padrão anual e faz parte do esforço do governo para preservar o equilíbrio econômico do país.